CI

Em SP, frango vivo rompe estabilidade e tem primeira alta do mês

Frango vivo paulista registra variação mensal de 5,77%


Após exatas quatro semanas sem qualquer alteração de preço, o frango vivo negociado no interior de São Paulo desencantou: obteve ontem reajuste de cinco centavos, sendo negociado por R$2,75/kg, valor ainda 15 centavos inferior ao de Minas Gerais, onde a cotação do produto permanece inalterada em R$2,90/kg.

Com a alta de ontem, o frango vivo paulista registra variação mensal de 5,77% e de 10% em relação à cotação inicial de 2014. Mas permanece com uma cotação 8,33% registrada há um ano, enquanto seu preço médio no mês é 4,17% menor que o de outubro de 2013.

Como este último reajuste ocorreu ao fim do primeiro decêndio do mês, época em que, habitualmente, o mercado começa a dar os primeiros sinais de enfraquecimento, o que se pergunta agora é se a cotação ora alcançada tem sustentabilidade ou prevalece o risco de repetir-se o ocorrido em outubro do ano passado, ocasião em que os preços retrocederam quase 17% em pouco mais de duas semanas.

Por ora a resposta é: improvável. Pois a oferta se encontra bem ajustada e sinaliza, até, novos reajustes. Ou seja: o aumento de ontem pode não ser o único do mês. Além disso, pesa neste instante a favor do frango o alarde multimídia relativo aos preços da carne bovina, visivelmente superiores.

Em função disso, o pior que pode acontecer é o preço atual permanecer inalterado até o final de outubro. Ou seja: encerra o mês com uma remuneração significativamente maior que a de um ano atrás. Mesmo assim a média destes 31 dias continuará inferior à registrada no mesmo mês do ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.