CI

Em um raro movimento, Cuba compra óleo de soja dos EUA

Cuba fez sua primeira compra de óleo de soja dos Estados Unidos em mais de cinco anos neste mês


Cuba fez sua primeira compra de óleo de soja dos Estados Unidos em mais de cinco anos neste mês, o mais recente sinal de que as secas e fortes chuvas na América do Sul apertaram a oferta e interromperam padrões de comércio que vigoravam há muito tempo. Os compradores de grãos de soja e produtos derivados se voltaram aos EUA após as chuvas reduzirem a qualidade da safra de soja da Argentina e os estoques caírem no Brasil. O Brasil é o maior exportador de soja, enquanto a Argentina exporta a maior quantidade de óleo de soja e farelo.

Em uma movimentação atípica, os Estados Unidos venderam 7.600 toneladas de óleo de soja para a ilha caribenha na primeira semana de junho, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos EUA na sexta-feira. Embora os embarques tenham representado uma pequena porção das exportações norte-americanas, foi o maior envio à Cuba desde 2010 e o primeiro desde 2011. As empresas envolvidas não foram identificadas. Um operador observou que o óleo refinado poderia ser usado para alimentação.

Alguns operadores disseram que a venda poderia marcar um retorno discreto de Cuba às costas norte-americanas em busca de produtos agrícolas, incluindo arroz, frangos e trigo, com a melhora das relações dos ex-inimigos da Guerra Fria, mais de um século após os EUA aplicarem um embargo em sua vizinha no Mar do Caribe.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.