CI

Emater aportou mais de R$ 150 milhões na economia goiana em 2020

Tomada de crédito rural cresceu mais de 25% em Goiás


Foto: Pixabay

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) contribuiu com mais de R$ 154,9 milhões para facilitar a obtenção de crédito rural aos produtores em 2020. Ao todo, foram fechados 1.990 contratos. Dados do Banco Central apontam que a tomada de crédito rural cresceu 18,6% no Brasil e 25,7% em Goiás, ante o mesmo período de 2019 (julho a novembro).

Na cidade de Guarani de Goiás, onde a bovinocultura de corte é pujante, o produtor Ailton da Silva Abreu utilizou o crédito para custeio pecuário, adquirido por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele contou com a ajuda do técnico da Emater Ruddzank Valente, que o assessorou pela segunda vez na obtenção do benefício.

A obtenção do crédito possibilita não somente o desenvolvimento da infraestrutura no campo, mas principalmente a melhoria da qualidade de vida de quem mora lá. Todos esses investimentos se refletem no fortalecimento do agronegócio, movendo toda a cadeia produtiva ligada ao setor.    

Todo o processo de concessão de crédito feito pela Agência é analisado minuciosamente para evitar inadimplência e garantir a viabilidade econômica dos projetos. Desta forma, é possível continuar beneficiando novas famílias, capacitando-as na escolha de projetos viáveis, que melhor se adequem à região e à realidade em que vivem; gerando uma maior capacidade produtiva.    

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto a Indústria e o setor de Serviços tiveram queda de -5,1% e -5,3%, respectivamente, a Agropecuária cresceu 2,4%.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.