CI

Emater apresenta casos de sucesso na bovinocultura de leite

Propriedades assistidas pela entidade comprovam eficácia da assistência técnica contínua e qualificada


Entre os dias 23 e 28 de novembro, os municípios de Abadia de Goiás e Itauçu receberam encontros de técnicos realizados pela Agência Goiana de Assistência Técnica Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O objetivo da iniciativa foi apresentar aos servidores da instituição as propriedades rurais que recebem assistência técnica contínua e qualificada na área de bovinocultura de leite. 

Segundo o coordenador dos encontros, Fernando Coelho da Silva, cerca de 60 técnicos acompanharam os avanços das propriedades rurais. “Visamos demonstrar as melhorias conquistadas pelos produtores da cadeia leiteira a partir dos serviços de assistência técnica e extensão rural prestados pela Emater”, reiterou o coordenador. 

Caso de sucesso 

Ao todo, três propriedades receberam as visitas dos profissionais da Emater. Em Itauçu, a Fazenda Barra Afundou, foi escolhida pela coordenação do encontro. No município de Abadia de Goiás, as propriedades Bouganville e Dourado foram selecionadas. Segundo Fernando Coelho, os produtores rurais são assistidos pela Emater há mais de 3 anos e apresentaram melhorias significativas após os serviços de assistência técnica e extensão rural realizados. 

Segundo o produtor rural e proprietário da fazenda Bouganville, Ricardo Rodrigues Barbosa, por meio do serviço prestado pela Agência, sua produção dobrou em número de gado e produção leiteira. “Para se ter uma idéia, antes da visita dos técnicos da Emater, conseguia retirar cerca de 200 litros por dia. Atualmente, tenho uma produção de 850 litros por dia em média”, contou o produtor. 

E não foi somente o leite que aumentou na sua propriedade. Ricardo explicou ainda que por meio de práticas como manejo rotacionado e adubação de pastagem utilizando os dejetos oriundos do confinamento, foi possível triplicar o número de cabeças de gado. “Com tais práticas conseguimos dispor de maior espaço para agregar novos animais. Trabalhávamos com 20 vacas em média. Atualmente temos 60 animais”, expôs o produtor rural de Abadia de Goiás. 

Exemplo

O supervisor da Unidade Local da Emater em Buriti Alegre, Joaquim Roberto Naves Guimarães integrou o grupo de técnicos que visitaram as propriedades assistidas pela Emater na área de bovinocultura de leite. Segundo o profissional, a iniciativa impulsiona ações similares em outras Unidades da instituição. “Por meio do encontro podemos ver de perto que as ações realmente são eficazes e ver a melhoria produtiva do produtor é gratificante”, enfatizou Joaquim. 

O técnico ressaltou também que, apesar das diferenças entre as regiões, práticas realizadas em Abadia de Goiás e Itauçu podem ser utilizadas em outros municípios. “Os piquetes utilizados pela equipe da Emater nas propriedades de bovinocultura de leite podem ser incorporadas às atividades agrícolas características da região de Buriti Alegre”, pontuou Joaquim Roberto.  
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.