CI

Emater capacita profissionais com informações sobre agroecologia

Extensionistas  e pesquisadores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Emater participaram  do curso "ATER: Agricultura Orgânica em Base Agroecológica".


Agricultura orgânica e suas vantagens foram debatidas durante a iniciativa

Entre os dias 26 e 30 de outubro, 30 extensionistas  e 5 pesquisadores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participaram  do curso "ATER: Agricultura Orgânica em Base Agroecológica" na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Além dos servidores da entidade, 15 técnicos de iniciativa privada integraram a capacitação.

O curso, que tem como parceiras a UFG e a Rede de Agroecologia Centro-Oeste, apresentou como temas o desenvolvimento rural em Goiás, a certificação orgânica, as noções de empreendedorismo, o pastoreio racional voisin, a legislação ambiental e o manejo de solo. Além dos assuntos abordados, o curso contou com uma visita técnica a uma propriedade orgânica no município de Hidrolândia.

Para um dos organizadores do curso, e vice-diretor da Escola de Agronomia da UFG, Wilson Mozena, a capacitação teve como objetivo atender demandas da agroecologia e da agricultura orgânica em Goiás. Outro objetivo da capacitação foi demonstrar aos técnicos de assistência técnica e extensão rural, que é possível trabalhar a produção orgânica, por meio do empoderamento de aspectos econômicos e práticos.

Balanço

Para a extensionista rural da Unidade Local da Emater em Aurilândia, Kelly Cristina Barbosa de Moraes, o curso somará no trabalho de conscientização dos produtores rurais em relação à produção de alimentos saudáveis. 

"O curso foi muito válido no que diz respeito a capacitação e informação do técnico tanto na prática quanto na teoria". A afirmação foi do supervisor da Unidade Local da Emater de Água Fria de Goiás, Lucydário Patriota de Araújo. Ainda de acordo com Lucyadário, as instruções adquiridas serão repassadas ao produtor para que ele consiga analisar a melhor maneira de transição da forma tradicional para os sistemas agroecológicos.

Agroecologia

A agroecologia é um modelo de agricultura sustentável no qual se leva em consideração, aspectos sociais e ambientais. Dentro desta perspectiva, "um dos maiores gargalos para a expansão deste molde são as atividades de assistência técnica e extensão rural", destacou o vice- diretor da Escola de Agronomia da UFG, Wilson Mozena.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.