Agronegócio

Emater de Ijuí (RS) alerta sobre cuidados no trigo devido à alta umidade

Por:
901 acessos
Com 80% do trigo em floração e enchimento de grãos e o restante em desenvolvimento vegetativo no município de Ijuí, a Emater alerta os agricultores sobre cuidados com o atual período de excesso de umidade. O responsável pelo escritório municipal da Emater, Edwin Bernich, explica que em função das ultimas chuvas e dias nublados podem surgir doenças bacterianas no solo, bem como doenças fúngicas na planta.


A perda de fertilidade no solo é outra situação que pode ocorrer devido à chuva mais intensa. Bernich aproveita para dizer que após as últimas chuvas o trigo vai demonstrar se houve estragos e em que intensidade em razão das geadas da semana passada.


Pelo fato das geadas não terem sido muito fortes, a perspectiva é que os prejuízos no trigo também sejam mínimos. Todas essas orientações quanto ao trigo valem também para demais municípios da região de Ijuí. No que se refere ao milho, em Ijuí a Emater estima que já foram plantados cerca de três mil hectares do total de cinco mil esperados para a atual safra. Edwin Bernich enfatiza que também é preciso aguardar reflexos da geada no milho recém plantado.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink