CI

Emater debate Rede de Inovação em comunidade rural

Durante reunião, foram apresentados resultados da implantação da Rede em assentamento


A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou na última quinta-feira (10/11) uma reunião para apresentar os primeiros resultados da implantação da Rede de Inovação Rural no assentamento Bom Sucesso para  comunidade e autoridades locais. A nova metodologia foi implantada há 3 meses como projeto piloto da Unidade Regional da Emater, Rio Vermelho. 

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira Alves, na ocasião, “a comunidade pode até concorrer no edital elaborado pelo Ministério do Exército para compas de produtos da agricultura familiar, obedecendo a política pública do Pnae” (Programa Nacional de Alimentação Escolar). 

Segundo o coordenador da Regional Rio Vermelho, Colemar Pinto de Faria, durante a reunião, também foi apresentada a parceria da Emater com o Banco do Brasil, que prevê a doação de caminhão tanque para transporte de leite, além de três tanques de expansão 1500 litros/cada para a comunidade.

Rede na comunidade

Ainda de acordo com, Colemar Pinto de Faria, ao todo, 15 famílias estão sendo beneficiadas com a Rede de Inovação na comunidade. Segundo o servidor, o diagnóstico inicial da propriedade, o marco zero, o mapeamento das propriedades e a aplicação de questionário já foram realizados na comunidade. Para Faria, a Rede de Inovação vem incentivar o aumento da produção de leite local.

De acordo com o agricultor e presidente da Associação dos Produtores da Região Bom Sucesso, Fernando Rodrigo Rios de Souza, o trabalho desenvolvido pela Emater tem incentivado a inovação das famílias e a melhoria da qualidade de vida e renda.  

Em relação a rede de inovação, o produtor destaca que o grande  diferencial foi o conhecimento de cada propriedade. Segundo Souza, a entidade investiu nas atividades que os produtores realizavam. Para Fernando Rodrigo, a Emater se preocupou com o sonho de cada agricultor.

Participação

Produtores, autoridades locais e representantes do Banco do Brasil participaram da reunião que debateu sobre os resultados da metodologia após três meses de execução no assentamento Bom Sucesso. 

Rede de Inovação

A Rede de Inovação Rural é uma nova metodologia de extensão rural que leva em conta a gestão da propriedade junto às famílias, comunidades e organizações rurais, e visa a emancipação dos produtores. Este modelo de assessoramento prioriza a realização de parcerias público-privadas com agricultores e outras entidades com o objetivo de ampliar o acesso à assistência técnica e extensão rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.