CI

Emater é destaque no Congresso Brasileiro de Tomate

A retomada da assistência técnica e pesquisa para o fortalecimento da produção e da qualidade do produto vão garantir uma nova dinâmica na cadeia de produção no Estado


O presidente da Emater, Paulo Martins, ressaltou durante o IV Congresso Brasileiro de Tomate Industrial e II Seminário Nacional de Tomate de Mesa Eficiência - Competitividade e Qualidade o papel da empresa para Goiás. A retomada da assistência técnica e pesquisa para o fortalecimento da produção e da qualidade do produto vão garantir uma nova dinâmica na cadeia de produção no Estado.

O Brasil hoje é o 5º maior produtor mundial de tomate industrial, e Goiás é responsável por 70 % de toda essa produção. Conforme lembrou o secretário da Agricultura, Leonardo Veloso, a previsão de produção para a próxima safra está estimada em 1,6 milhão de toneladas de tomate. As condições climáticas e a água de boa qualidade favorecem esse potencial goiano.

Paulo Martins ressaltou que o Governo de Goiás obteve sucesso na recriação da Emater. “Com ela, levaremos assistência técnica e pesquisa para o fortalecimento da produção e da qualidade do produto no Estado. Com essa união, a cadeia é fortalecida entre todas as partes”, destacou, acrescentando que a Empresa faz parte de todo o processo produtivo.

O Congresso

O evento visa oferecer soluções ao público interessado neste crescente mercado, além de ser um dos mais importantes do agronegócio brasileiro por integrar representantes dos segmentos da produção, da indústria, do comércio, da distribuição, da pesquisa, do ensino, da extensão e da Legislação. Durante todo o encontro o visitante poderá conferir as palestras, conhecer estandes e participar de minicursos.

O Congresso conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - Faeg, Universidade Federal de Goiás - UFG, Embrapa Hortaliças, Associação Brasileira de Horticultura - ABH, Seagro, Emater, entre outras entidades. Destaque da programação 2010 é o Painel Latino Americano de Tomate Industrial com convidados da Argentina, República Dominicana e outros países da América Latina. Os minicursos oferecidos este ano foram: Tecnologia de aplicação de agrotóxicos, Cálculo de calagem e adubação, Produção integrada do tomate de mesa e Quando e quanto irrigar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.