Emater integra fórum de energias renováveis

Agronegócio

Emater integra fórum de energias renováveis

Participação da Agência visa contribuir com a criação de políticas publicas do setor
Por:
255 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

Apresentar alternativas sustentáveis e de baixo custo para o produtor rural é um dos objetivos que levaram a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) ao integrar o Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira Alves, a Agência foi convidada para integrar o Fórum instituído pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A função da Emater é discutir alternativas energéticas renováveis e sustentáveis com o mínimo de emissão de poluentes. Ainda segundo o diretor, " a Agência poderá contribuir na criação de políticas públicas  de alternativas de fontes energéticas para a sociedade".

Ainda segundo Teixeira,  participar do Fórum significa executar o trabalho de assessoramento de uma maneira sustentável, e que pode resultar na diminuição do custo de energia elétrica. O diretor ainda acrescentou que em Goiás, a energia solar é uma fonte viável, uma vez que há a incidência de vias de luminosidade durante o ano todo no estado.

A energia solar pode ser instalada tanto como campo como na cidade.  Antelmo Teixeira ainda acrescentou que quem utiliza da alternativa pode  reduzir os gastos com energia elétrica e, dependendo da quantidade de energia produzida, fica com créditos na companhia elétrica.
 
Reunião

Na última quarta-feira (15/9), a Emater participou do lançamento da estação individual de energia solar fotovoltaica na entrada principal da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A estação é uma das iniciativas do Fórum  em parceria com a empresa goiana Sustenergyn. A unidade produzirá energia elétrica por meio de um painel instalado no local, que armazenará energia do sol ao longo do dia.

Fórum

Atualmente, o Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás  é presidido pelo deputado estadual Simeyzon Oliveira, e tem como objetivo fomentar o uso de fontes energéticas renováveis e não degradáveis e integrá-las a matriz hidráulica em Goiás.  A convenção é composta, atualmente, por três comissões temáticas:  Legislação e Meio Ambiente, Interlocução Institucional e Mercadológica, Educação, Pesquisa e Viabilidade de Mercado.

Além da Emater, integram o Fórum, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), a Prefeitura de Goiânia, a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Ministério Público do Estado de Goiás, a Celg D, entre outras entidades.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink