Emater-MG marca presença na 79ª Expozebu com orientação aos criadores
CI
Agronegócio

Emater-MG marca presença na 79ª Expozebu com orientação aos criadores

A abertura oficial da 79ª Expozebu será na próxima sexta-feira, dia 3 de maio
Por:
A abertura oficial da 79ª Expozebu será na próxima sexta-feira, dia 3 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai marcar presença na 79ª Expozebu, que acontece entre os dias 3 e 10 de maio em Uberaba, no Triângulo Mineiro.  O evento anual é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “Estaremos presentes com um plantão técnico para esclarecimento sobre crédito rural. Além disso, estamos também colaborando na divulgação do evento e na mobilização de caravanas de produtores”, informa o gerente regional da Emater-MG, Gustavo Laterza. 

No estande do Governo de Minas, na avenida principal do parque, haverá plantão das equipes da Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Epamig e da Ruralminas. 

A abertura oficial da 79ª Expozebu será na próxima sexta-feira, dia 3 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, com a presença do presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno. Também em 3 de maio será realizada a reunião ordinária da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão rural (Asbraer). Na pauta de debates, o destaque é para o programa Pró-Genética, com divulgação de resultados e as próximas ações previstas. 

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética) movimentou em 2012 cerca de R$ 7,3 milhões, com a comercialização de 1.561 touros puros de origem e garantidos por registro genealógico.

O manejo dos rebanhos será o foco de outra atração da Feira. É a Expozebu Dinâmica, programada para o dia 9 de maio. A mostra terá exposição e demonstração prática de máquinas e equipamentos agropecuários, além da apresentação de tecnologias e de 30 tipos de pastagens, com demonstração de resultados de unidades de integração lavoura, pecuária e floresta, que contam com a orientação da Emater-MG.

Segundo a ABCZ, a ExpoZebu deste ano deve movimentar cerca de R$ 150 milhões, incluindo leilões de animais e comercialização de sêmen e máquinas e equipamentos para a pecuária, entre outros negócios relacionados ao setor. O evento reúne atrações para todos os participantes da pecuária, como os tradicionais concursos das raças zebuínas, leilões e estandes de várias empresas do agronegócio.

Vacina contra aftosa

Outro atrativo da Expozebu será a Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. O lançamento oficial 
da vacinação, que vai até 31 de maio, acontecerá no dia 3, às 10h, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, durante a solenidade de abertura da 79ª ExpoZebu. “Em todas as campanhas de vacinação os técnicos da 

Emater-MG promovem ampla divulgação junto aos produtores, visando colaborar nesta atuação profissional”, destaca o gerente regional Gustavo Laterza.

Em Minas Gerais a expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é a de que nas 353 mil propriedades rurais de todo o Estado, sejam imunizados mais de 24,1 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades. A meta é alcançar 100% de vacinação nos rebanhos.

A Organização Mundial de Saúde Animal classifica as doenças animais baseadas na sua importância econômica para a saúde pública. A febre aftosa é uma doença pertencente à lista A, com potencial de difusão rápido entre as fronteiras nacionais. A presença de casos da doença nos rebanhos é um grave empecilho às exportações de carne. O Brasil ainda não tem o status de país livre da doença sem vacinação.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.