CI

Emater-MG oferece 55 cursos durante a Semana do Fazendeiro

O evento, totalmente on-line este ano, chega a sua 91ª edição


Foto: Pixabay

A 91ª edição da Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) começa nesta segunda-feira (12/7) e segue até sexta-feira, com uma extensa programação totalmente virtual. Parceira do evento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), oferece 55 cursos durante a semana, em tempo real e pré-gravados. Além dos cursos, a Emater-MG, promove também a 12ª Semana da Juventude Rural, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da empresa, nesta segunda-feira, a partir das 15h e a 8ª Semana da Mulher Rural, que ocorre nesta terça-feira, no mesmo canal e horário.

“A Emater-MG é parceira há anos desse importante evento voltado para os homens e mulheres do campo. Além dos cursos e das semanas da Juventude e Mulher Rural, a Emater-MG participa ativamente do quinto torneio leiteiro e da feira do Pró-genética. Atividades que levam conhecimento e tem impacto importante no desenvolvimento sustentável do meio rural”, comenta a gerente da Unidade Regional da Emater-MG em Viçosa, Raphaela Pinheiro de Souza.

Este ano, a Semana do Fazendeiro trabalha o tema: “Novos Tempos: Reconstruindo Saberes e Ações”. Em função das restrições impostas pela pandemia, o evento será realizado de forma on-line, através do site www.semanadofazendeiro.ufv.br.

A Emater-MG oferece cursos nas áreas de associativismo, economia solidária e comercialização; bovinocultura, cafeicultura, conservação do solo e da água, culturas do milho, feijão, palmito e tomate; fruticultura, hortaliças, processamento de alimentos, tratamento e aproveitamento agrícola de resíduos, conservação do solo e da água, direito no campo, plantas medicinais, práticas pedagógicas, entre outros.

12ª Semana da Juventude Rural

A juventude rural sempre foi público prioritário da Emater-MG, desde os tempos em que ainda era ACAR, com o desenvolvimento de políticas públicas exclusivamente voltadas para eles. A Semana do Fazendeiro se tornou um espaço importante de ações e debates para esse grupo, dessa forma, incorporou a Semana da Juventude Rural, que já está em sua décima segunda edição.

O objetivo do evento é fortalecer o papel da Juventude Rural no campo, assegurando assim a produção agropecuária da agricultura familiar e a oferta de alimentos seguros na mesa dos brasileiros. “Para isso, é importante promover condições para que os jovens participem do processo de planejamento das propriedades, das discussões sobre sucessão familiar, além de propiciar a eles acesso a novos conhecimentos, tecnologia e mercados, sejam institucionais ou de grande consumo”, comenta Raphaela.

Este ano, o evento será online, a partir das 15h da segunda-feira dia 12 de julho, através do canal do YouTube da Emater-MG e contará com palestra da professora Viviani Silva Lírio, da UFV, falando sobre “A importância do jovem empreendedor para o futuro do Brasil”. O encontro conta ainda com as presenças do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia e do professor José Ambrósio Ferreira Neto, pró-reitor de extensão e cultura da UFV.  

8ª Semana da Mulher Rural

As mulheres rurais são protagonistas do avanço da agricultura familiar. Para potencializar o papel delas no campo, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, juntamente com a Emater-MG construíram a Semana da Mulher Rural. O encontro surgiu para atender uma demanda surgida nos encontros Municipais de Mulheres Rurais e outras atividades de extensão desenvolvidas nos municípios da Zona da Mata Mineira, durante a Semana do Fazendeiro.

O evento busca favorecer a troca de experiências entre as participantes, facilitando a organização de novos espaços para sua atuação, com a realização de palestras e atividades recreativas. Este ano, a Semana da Mulher Rural será totalmente on-line, com destaque para a palestra “Desafios da mulher rural nos tempos atuais”, ministrada pela pedagoga, mestre em extensão rural pela UFV, Maria Auxiliadora Tavares Carvalho, que também foi extensionista da Emater-MG por mais de 40 anos.

Participam ainda do evento, nesta terça-feira, 15h, pelo canal do YouTube da Emater-MG, o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia e o professor José Ambrósio Ferreira Neto, pró-reitor de extensão e cultura da UFV.  
 

91ª Semana do Fazendeiro
Data: 12 a 16 de julho
Site: www.semanadofazendeiro.ufv.br
YouTube da Emater: youtube.com/ematerminas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.