CI

Emater-MG participa da 87ª Semana do Fazendeiro em Viçosa

Evento vai de 17 a 23 de julho


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) participa da 87 ª Semana do Fazendeiro, no período de 17 a 23 de julho, no Campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata. Considerado o maior e mais tradicional evento de extensão, realizado pela UFV, a semana abre espaço para importantes atividades e encontros, desenvolvidos pela empresa pública mineira de extensão rural.

Na edição desse ano, um dos destaques são os 34 cursos que técnicos da Emater-MG irão ministrar. Os cursos vão abranger variados temas da atividade agropecuária. Entre eles, processamento de alimentos (doces e compotas de frutas, queijo minas artesanal, tomate seco e quitandas, entre outros), criação de peixes, apicultura, técnicas agroecológicas: manejo de pastagens rotacionados, conservação de água e solo, plasticultura, uso de caldas alternativas, produção de hortaliças não convencionais e o uso adequado de agrotóxicos.

A 4ª Semana da Mulher Rural, nos dias 18, 19 e 20, é outra importante atividade, promovida pela Emater-MG, dentro da programação da Semana do Fazendeiro. A coordenadora de Bem-Estar Social da Emater-MG, em Viçosa, Margareth Guimarães, explica que a Semana da Mulher Rural representa o encerramento de uma série de 15 encontros municipais, realizados com mulheres de toda a região. “A 4ª Semana da Mulher Rural vai culminar o nosso trabalho dos encontros municipais. Vamos receber 1.300 mulheres. Necessidades debatidas nesses encontros farão parte de algumas discussões”. Para a coordenadora Margareth, a Semana da Mulher Rural é também uma oportunidade de tirar esse público da invisibilidade, dando a elas a chance de sair de casa, encontrar outras pessoas, conhecer a universidade, preparando-as para “orientar seus filhos a buscar um caminho de uma melhor educação”, argumenta. Tudo isso, segundo a coordenadora, sem deixar de discutir questões como as políticas públicas voltadas para a comercialização dos produtos agropecuários e o desenvolvimento de técnicas agroecológicas para as que demonstrarem interesse nesse tipo de manejo ecológico.

A Emater-MG também é responsável pela 8ª Semana da Juventude Rural, no período de 19 a 22 de julho, quando reunirá cerca de 170 jovens da Zona da Mata, durante o evento da UFV. Os jovens participarão de palestras, cursos e visitas orientadas. Segundo Guimarães, a sucessão familiar no campo será um dos temas mais importantes a serem debatidos com os jovens rurais.

Outro ponto alto da participação da Emater-MG na Semana do Fazendeiro será o encerramento do 9º Circuito Zona da Mata de Integração, Pecuária e Floresta (ILPF), no dia 19, com a realização de um dia de campo. Fruto de parceria da Emater-MG, UFV e outras instituições, o Circuito é um conjunto de eventos que percorrem municípios da Zona da Mata mineira, mostrando e debatendo questões referentes à produção conjunta de lavouras, pecuária e florestas. A técnica ILPF é considerada importante para a recuperação de áreas de pastagens degradadas, agregando na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Segundo o coordenador técnico da Emater-MG em Viçosa, Rogério Jacinto Gomes, há onze anos a empresa trabalha a ILPF, sendo que há nove anos, por meio do Circuito. “Já acompanhamos a montagem de 190 unidades demonstrativas na região, em cerca de 40 municípios, num total de 14 mil participantes. Essas unidades demonstrativas são utilizadas para divulgar os sistemas de integração lavoura, pecuária e floresta, em suas variadas modalidades de uso”, explica. De acordo Rogério, quem desejar participar do Circuito pode fazer a inscrição nos escritórios locais da Emater-MG, nos municípios da Zona da Mata.

A participação da Emater-MG na edição deste ano da Semana do Fazendeiro prevê ainda, a promoção de um torneio leiteiro; mobilização dos produtores para a Feira do Pró-Genética, nos dias 18, 19 e 20 e a disponibilização de material técnico, além de uma equipe técnica para atendimento de demandas dos visitantes. A Emater-MG estará no estande conjunto das vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Epamig e IMA.

Presidente da Emater-MG

O presidente da Emater-MG, Glenio Martins, participa, nos dias 18 e 19 de julho, da programação da Semana do Fazendeiro. Ele estará presente nas aberturas da 4ª Semana da Mulher Rural e da 8ª Semana da Juventude Rural e também no encerramento do 9º Circuito de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) da Zona da Mata. Na abertura da Semana do Fazendeiro, programada para a tarde deste domingo (17/07), às 17 houras, a Emater-MG será representada pela gerente da unidade regional da empresa, em Viçosa, Raphaela Pinheiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.