CI

Emater-MG realiza live sobre inovação e sustentabilidade no agronegócio

Evento virtual será transmitido pelo canal da empresa no Youtube


Foto: Pixabay

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promove, nesta sexta-feira (11/9), a live “Emater Conecta: Ater 4.0 e soluções sustentáveis”. O evento será transmitido pelo canal da empresa no Youtube, a partir de 15 horas, com a participação de especialistas em inovação e agronegócio. O objetivo é buscar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio, com a utilização de recursos tecnológicos que avançam cada vez mais rapidamente.

Entre os convidados para a live, está Danielle Alkmin Carvalho Mohallem, sócia-fundadora da Agrorigem, uma plataforma digital especializada em venda de cafés especiais, direto dos produtores. Danielle, que tem longa tradição familiar no ramo da cafeicultura, explica que a tecnologia permite a exposição dos produtos e a concretização das vendas dos cafés especiais para qualquer parte do mundo. A empresária adiantou um pouco do que vai apresentar no evento virtual da Emater-MG, nesta sexta-feira: “Vamos contar como surgiu a ideia da plataforma, como estamos operacionalizando. E também como os produtores podem incluir os lotes deles. A plataforma é uma conexão entre o cafeicultor e o comprador de cafés especiais, com mais de 82 pontos (na tabela da associação brasileira do segmento, a BSCA). A gente consegue muito mais sustentabilidade econômica nesse modelo, sem intermediários”, afirma.

Outro especialista em soluções tecnológicas convidado é André Maciel, cofundador e diretor de negócios da rede de empreendedores Impact Hub em Belo Horizonte. Ele também coordenou no Brasil o programa Accelerate2030, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), para apoiar e expandir globalmente negócios que estejam alinhados ao desenvolvimento sustentável. André avalia que a tecnologia é fundamental para o agronegócio superar os desafios de ampliar a produção, com uma utilização mais racional dos recursos naturais.

“O tema da minha fala será a importância da inovação no agronegócio para o desenvolvimento sustentável. Depois do último Fórum Econômico Mundial, fica claro que apenas inovar para gerar valor para o negócio não é suficiente. A partir de agora, passa a ser exigido das organizações um compromisso de gerar valor para a sociedade. E temos como pano de fundo, o compromisso com o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, assinado por todos os países da ONU. No caso do agronegócio, temos a pressão de produzir mais alimentos, com menor utilização de água, que é um recurso cada vez mais escasso. Vou levar, para o evento do dia 11, exemplos de soluções inovadoras com esse objetivo”, adiantou o empreendedor.

Também estão confirmados para participar da live Emater Conecta o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio; e o coordenador de Tecnologia da Inovação da Emater-MG, Péricles Alexandre Squaris Marques. O evento virtual integra o programa Emater 4.0, com o objetivo de adequar as ações da empresa de assistência técnica e extensão rural de Minas Gerais às exigências da chamada Agricultura 4.0, baseada nas transformações digitais e na conectividade do campo. 

Péricles Marques vai apresentar o conceito de Campo Inteligente, com as ações estratégicas necessárias para a implantação da Ater (assistência técnica e extensão rural) Digital. Segundo o coordenador da Emater-MG, é preciso levar em conta as necessidades dos moradores da zona rural, oferecendo a tecnologia necessária para o suporte da produção, da comercialização e do desenvolvimento social, garantindo a produção agrícola em bases sustentáveis. Ele vai apresentar propostas de ações para a Ater Digital, assim como as ferramentas e técnicas para sua viabilização nos municípios. “Isso abrange toda a tecnologia de agricultura de precisão, com o uso de sensores, automação, uso de imagens de drones e satélites, gestão por aplicativos, produção de energia limpa e tecnologia da informação também aplicada à agricultura familiar”, exemplifica.

Plataforma digital Deméter

Uma das ações da Emater-MG no campo da inovação é a plataforma Deméter, lançada em novembro de 2019, que permite maior agilidade e melhoria do trabalho desenvolvido no meio rural. O nome é uma referência à deusa da agricultura, na mitologia grega. No momento dos atendimentos, os técnicos abastecem facilmente, por meio de tablets, dados diversos sobre as propriedades, como área, atividades produtivas, e até as condições do solo. Estas informações vão direto para a plataforma, de onde podem ser acessadas a qualquer momento. Assim, nas demais visitas a uma mesma propriedade, mesmo que sejam feitas por técnicos diferentes, todas as informações estarão disponíveis. O sistema Deméter veio para substituir os formulários em papel e as planilhas, e com muito mais interatividade. Outra vantagem é que, a partir dos dados coletados e inseridos na plataforma, a Emater-MG aprimora cada vez mais sua base de dados sobre a atividade agropecuária em Minas.

O Deméter funciona de forma online, mas, se o técnico estiver em um local sem rede de internet, pode acrescentar os dados em modo offline e, uma vez no escritório, descarregá-los rapidamente na plataforma, para o cruzamento de dados e realização automática de cálculos das necessidades da propriedade. O sistema Deméter já está implementado em todos os municípios de atuação da Emater-MG e integra o programa Emater 4.0, com o objetivo de adequar as ações da empresa às exigências da chamada Agricultura 4.0, baseada nas transformações digitais e na conectividade do campo.  Em 2019, a Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa),  atendeu mais de 370 mil produtores, sendo a maior parte da agricultura familiar, em 794 municípios.

Live “Emater Conecta: Ater 4.0 e soluções sustentáveis”

Data: 11 de setembro (sexta-feira)

Horário: 15 horas

Acesso: www.youtube/ematerminas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.