CI

Emater-Rio e Embrapa serão parceiras na oferta de tourinhos para produtores do estado

Animais de alta qualidade produzidos nos laboratórios da Embrapa Gado de Leite serão comercializados a preço de custo


Animais de alta qualidade produzidos nos laboratórios da Embrapa Gado de Leite serão comercializados a preço de custo

A Emater-Rio, Empresa de Extensão Rural vinculada à secretaria estadual de Agricultura, e a Embrapa estabeleceram parceria para a disponibilização de tourinhos de alta qualidade genética para comercialização aos produtores rurais fluminenses. O acordo foi firmado durante a solenidade de comemoração de 40 anos da Embrapa Gado de Leite, nesta segunda-feira (24), em Juiz de Fora, Minas Gerais. O documento, assinado pelo chefe geral do Centro Nacional de Pesquisa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins e pela presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, visa a implantação do projeto Rebanho do Futuro.

A iniciativa, também formalizada na ocasião com a Emater MG, vai colocar à venda, a preço de custo, tourinhos das raças Gir, Holandês e Girolando, produzidos através de biotecnologia de reprodução nos laboratórios da Fazenda da Embrapa em Coronel Pacheco, MG.

Com idades variando de seis a 24 meses, esses animais estarão disponíveis para produtores interessados e aprovados em avaliação técnica de seus rebanhos pelos profissionais da Emater-Rio. Os bovinos oferecidos são submentidos a testes genômicos, que garantem sua qualidade genética voltada para a produção e qualidade do leite.

Essa parceria vem incrementar as ações já implementadas pelo nosso programa Rio Genética, dando acesso a pequenos produtores para investir na melhoria de seus planteis visando o aumento da produção leiteira - afirmou o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.

Os primeiros 55 tourinhos já estarão disponíveis pela Embrapa para as entidades parceiras. A ideia é começar com tourinhos e, futuramente, expandir a oferta também para fêmeas de seis a 60 meses. Também participaram da solenidade o diretor técnico da Emater-Rio, Ricardo Mansur, e o presidente a Pesagro-Rio, Rafael Miranda. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.