Cajucultura

Emater-RN reúne agricultores em Dia de Campo

"Dia de Campo" tem como objetivo apresentar, de forma teórica e prática, a atividade da cajucultura
Por:
12 acessos

Agricultores familiares e técnicos da Emater-RN participaram do "Dia de Campo" sobre a Cajucultura e Agroindustrialização de Frutas, visando a geração de trabalho e renda. O evento, realizado nesta quinta-feira (23), na sede da Associação para o Desenvolvimento da Mulher de São José de Pedregulho, localizada no Assentamento São José de Pedregulho, no município de Ceará–Mirim.

O evento reuniu 133 produtores de 13 municípios, de Ceará-Mirim, Extremoz, Poço Branco, Rio do Fogo, João Câmara, Pedra Grande entre outros, desenvolveu atividades práticas e palestras com o objetivo de informar e capacitar os pequenos produtores.

A ação foi promovida pela Emater-RN em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento Aquicultura e Pesca de Ceará-Mirim – SAP e Associação para o Desenvolvimento da Mulher de São José de Pedregulho – AMDP.

A atividade foi dividida em dois momentos, no primeiro, técnicos da Emater-RN ministraram palestras sobre a Agroindustrialização de Frutas, visando a geração de trabalho e renda, variedades de clones e manejo. Também houve uma explanação sobre o Crédito Rural. No segundo momento, os agricultores visitaram pomares de cajueiros onde puderem aprender a técnica da enxertia e manejo.

Dia de Campo

"Dia de Campo" tem como objetivo apresentar, de forma teórica e prática, a atividade da cajucultura, desde o cultivo, colheita, beneficiamento, agroindustrialização e comercialização, aos pequenos agricultores familiares gerando oportunidades e potencializando a atividade agrícola do município e região.

Para o agricultor familiar Joao Maria, morador de Pedregulho, "Com o curso aprendi o processo de enxertia e manejo, agora não precisarei mais comprar mudas. Achei muito bom aprender essa técnica. Acredito que vou melhorar minha produção."

O Nordeste brasileiro concentra 95% da produção nacional de caju, sendo que Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e a Bahia são os maiores produtores na região. 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN)

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink