CI

Emater/RO inaugura unidade em Nova Califórnia

A empresa está presente nos 52 municípios do estado


O distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho, é a sede da 66ª unidade operacional da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) no campo. Junto com o escritório chegam também as políticas públicas do governo estadual para atendimento à agricultura familiar local. Mais de 600 famílias serão atendidas com os programas de desenvolvimento agropecuário sustentável.


O novo escritório local de Nova Califórnia foi inaugurado neste sábado (2), com a presença do governador Confúcio Moura, do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Anselmo de Jesus, e do secretário executivo da Emater, Elisafan Sales. Segundo Sales, “a instalação de um escritório que viesse atender a comunidade de Nova Califórnia foi uma solicitação da deputada Epifânia que o governador entendeu e determinou que a Emater instalasse e nós estamos cumprindo com o nosso dever de levar assistência técnica e extensão rural aquela comunidade”.

A Emater está presente nos 52 municípios do estado. Devido à grande demanda de atendimento e distancia entre os distritos e suas sedes, foram instalados escritórios locais ou subunidade em diversas localidades para melhor atender o agricultor familiar. Hoje, a estrutura da Emater conta com uma gerência central em Porto Velho, seis escritórios regionais, duas usina de nitrogênio, uma usina de calcário, um centro de treinamento, 66 escritórios locais (já incluído o novo escritório) e 12 subunidades para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural e levar aos agricultores e seus familiares as políticas públicas dos governos: estadual e federal.

Nova Califórnia é o último distrito do estado de Rondônia, na divisa com o Acre com, aproximadamente 500 propriedades rurais e em torno de 600 famílias de agricultores familiares. Além da comunidade local, agricultores de Lábrea e Acrelandia, pertencentes ao estado vizinho, também recorrem ao distrito para buscar o comércio, saúde, educação e outros serviços. O distrito já conta com cinco organizações sociais, entre elas a Associação dos Pequenos Agrossilvicultores do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (Reca), que é composto por 184 famílias. Uma das expectativas do governador Confúcio Moura é que a Emater venha contribuir na revitalização do projeto para “ele possa ser uma referência de agroecologia para todo o Estado”.


O novo escritório local da Emater, em Nova Califórnia estará atendendo as famílias de agricultores com uma equipe formada inicialmente, por um engenheiro agrônomo, quatro técnicos agrícolas de nível médio e uma assistente social, com capacidade para elaborar projetos e prestar assistência técnica, social e agroflorestal.

Também marcaram presença durante a inauguração do escritório, os deputados estaduais Valter Araújo e Epifânia Barbosa, o prefeito Roberto Sobrinho, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Alan França e autoridades locais como os vereadores Cláudio Carvalho e Jurandir Bengala e o gerente regional da Emater no Território Madeira Mamoré, Marcio Milani.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.