CI

Emater/RS-Ascar capacita feirantes em boas práticas de fabricação

A Emater/RS-Ascar realizou, no dia 7 de julho, em Caraá, uma capacitação em Boas Práticas de Fabricação para cerca de 25 feirantes do município.


A Emater/RS-Ascar realizou, no dia 7 de julho, em Caraá, uma capacitação em Boas Práticas de Fabricação para cerca de 25 feirantes do município. O evento ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entidade parceira. O curso foi ministrado pela nutricionista da Emater/RS-Ascar de Caraá, Claudiane Silva Nascimento da Luz, que fez uma apresentação teórica e em seguida os feirantes e técnicos discutiram o tema e fizeram encaminhamentos. 

Dentre os assuntos abordados pela nutricionista estavam higiene na produção, microorganismos, intoxicação de alimentos, manuseio corretos dos produtos de origem alimentícia, rotulagem e apresentação de produtos na feira. ?A receptividade do curso foi muito boa, como pudemos observar pelas perguntas feitas, já que a apresentação foi baseada na realidade do município e dos feirantes?, destaca a nutricionista.

A Feira do Agricultor Familiar de Caraá acontece todos os sábados pela manhã, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e, além desta, foi criada a Feira do Agricultor do Rio dos Sinos, que ocorre todas as sextas-feiras na sede da comunidade de mesmo nome. Ambas foram criadas, são fomentadas e assistidas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar de Caraá e pelo técnico agrícola do STR. Todos os produtores ofertam produtos livres de agrotóxicos, ou seja, estão em transição para um cultivo agroecológico.

O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Caraá, João Batista Guedes Fernandes, ressalta que o curso foi estruturado para que possa qualificar os feirantes que estão buscando agregar qualidade e preço aos seus produtos. Muitos deles receberão recursos do FEAPER para equipamentos da agroindústria e outros são assistidos que já foram contemplados com outras políticas executadas pela Emater/RS-Ascar no município, como PRONAF e Projeto VerdeSinos. "Este trabalho de parceria entre entidades e de contínuo acompanhamento traz excelentes resultados e perspectivas de desenvolvimento para todos os atores envolvidos", ressalta. 

Estas ações de capacitação dos agricultores foram priorizadas no planejamento do Escritório Municipal por fazerem parte da missão institucional da Emater/RS-Ascar, que é promover o desenvolvimento rural sustentável por meio de ações de Assistência técnica e Extensão Rural.

No evento estiveram presentes, além dos feirantes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraá, Orquiz Moro de Fraga, o técnico agrícola do STR, Ricardo Nunes Rolim, e o assessor regional da FETAG, José Teixeira dos Reis Júnior. 

Mais informações sobre as feiras de Caraá procure o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, localizado na Rua Inácio Rabelo dos Santos s/n, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.