Emater/RS-Ascar e Coopermil firmam parceria para classificação de soja e sorgo

Agricultura

Emater/RS-Ascar e Coopermil firmam parceria para classificação de soja e sorgo

Estiveram reunidos 37 técnicos das unidades de recebimento de grãos da Cooperativa de diferentes pontos da região
Por:
65 acessos

Resultado de parceria entre a Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar e a Cooperativa Coopermil, uma capacitação sobre a qualidade da classificação de produtos vegetais, com ênfase na soja e no sorgo, foi realizada nesta quinta e sexta-feira (07 e 08/03), na sede da Associação dos Funcionários da Coopermil (Afumil), em Santa Rosa. Estiveram reunidos 37 técnicos das unidades de recebimento de grãos da Cooperativa de diferentes pontos da região. 

A capacitação busca aprimorar a padronização da qualidade dos produtos nas unidades de recebimento e de armazenagem. Participaram profissionais das unidades da Coopermil de Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Tuparendi (Santa Lúcia, Cinquentenário e Sede), Três de Maio (Consolata), Santa Rosa (sede e Esquina Candeia), Santo Cristo, Cândido Godói (Linha Acre e Linha Timbaúva), Cerro Largo, São Pedro do Butiá, Giruá (Centro, Trevo, Unidade Santo Antônio e Mato Grande). Segundo o coordenador de grãos e logística da Coopermil, Marcos Bogler, a intenção é ampliar o número de analistas nas unidades, contribuindo para a qualidade do processo. 

O chefe da Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar, em Santa Rosa, Volnei Koche, trouxe à pauta a teoria sobre padrões oficiais das Instruções Normativas com o Regulamento Técnico da Soja, definindo o seu padrão para o mercado interno e exportação (INs 11/2007 e 37/2007), e Portaria com Normas de Identidade, Qualidade, Embalagem e Apresentação do Sorgo (268/1984), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visualização dos defeitos do produto e padronização do conhecimento para discutir com produtor e classificador. 

No treinamento prático, realizado com o apoio dos técnicos classificadores, Cristiano Stiebe e Darlei Perin, destacou-se a coleta de amostras, quarteamento ou homogeneização, determinação impurezas, umidade, identificação dos defeitos e uso dos principais equipamentos na classificação especialmente da soja e do sorgo. 

Mais informações sobre os cursos realizados pela Gerência de Classificação e Certificação podem ser obtidas pelo e-mail gcc@emater.tche.br, pelo telefone 0800 541 9004 ou nas Unidades de Classificação.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink