CI

Emater/RS-Ascar e parceiros entregam mudas para agricultores de Caraá

Na terça-feira (04/11), às 10h, foi realizada a entrega de trinta mil mudas de acácia para 12 agricultores de Caraá


Foto: Divulgação

Na terça-feira (04/11), às 10h, foi realizada a entrega de trinta mil mudas de acácia para 12 agricultores de Caraá, pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. As 30 mil mudas foram repassadas por uma empresa de florestamento, que as distribui sem custo para os produtores e sem contrapartida.

A Emater/RS-Ascar, após a definição dos interessados, fez reunião com os parceiros para elaborar a logística e a assistência técnica aos agricultores. O extensionista João Batista Guedes Fernandes explica que a empresa pede apenas um cadastro com a localização para, no futuro, fazer a compra da casca e lenha caso o produtor decida vender. Ele explica ainda que aqueles que receberam as mudas já possuem histórico em cultivos florestais ou têm uma área grande de terra que propiciaria o investimento nesta cultura, pois a recomendação são 2.700 mudas por hectare.

"O dia de hoje é um marco para os agricultores de Caraá, eles vão ter na acácia, que é uma leguminosa, fixação do nitrogênio para o melhoramento do solo, ao contrário do eucalipto que é mais prejudicial ao solo", destacou, na entrega, o secretário municipal de Agricultura, Adelmo Machado de Oliveira.

A acácia possui como principais produtos de interesse econômico a casca e a madeira. O tempo para obtenção destes produtos é de seis a sete anos após o plantio, sendo que a casca serve para obter o tanino, produto utilizado no curtimento de couro e na composição de tintas, e a madeira para construção civil e matéria-prima para celulose e papel.

Participaram da cerimônia de entrega o prefeito em exercício, Edemir Lhul, o secretário municipal de Agricultura, Adelmo Machado de Oliveira, a engenheira agrônoma da Prefeitura, Suelen Mras Broch, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraá, Orquiz Moro de Fraga e o chefe do Escritório Municipal da Emater/Rs-Ascar, João Batista Guedes Fernandes.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.