CI

Emater/RS-Ascar elabora 85 projetos de irrigação na região da Serra

Na região de Caxias do Sul 85 propriedades rurais serão contemplados com a construção de microaçudes


Foto: Divulgação

Na região de Caxias do Sul 85 propriedades rurais, em oito municípios, serão contemplados com a construção de microaçudes através do Programa Estadual de Apoio à Ampliação e Infraestrutura Rural, coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.

O Programa tem como objetivos a redução do impacto da estiagem e a qualificação da infraestrutura no campo, com a construção de estruturas de reservação de água para usos múltiplos, especialmente para a expansão da prática de irrigação entre os agricultores e pecuaristas que almejam estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado.

Os municípios contemplados na Serra serão Paraí, Guabiju, Fagundes Varela, Guaporé, Pinhal da Serra, Bom Jesus, André da Rocha e São Marcos, os quais tiveram homologados decretos de Situação de Emergência devido à estiagem ocorrida no início do ano.

A Emater/RS-Ascar é responsável pela elaboração dos projetos técnicos e o Governo do Estado disponibiliza a prestação de serviços mecanizados para as obras (até 24 horas/máquina de escavadeira hidráulica em cada propriedade), licenciamento ambiental e outorga de uso de água. O Programa será Desenvolvido pelo Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água - Dinfra. A previsão é que as obras estejam concluídas até o final do ano.

"A reservação de água nas propriedades, observando aspectos técnicos e ambientais, visando especialmente a utilização da água na irrigação e outros usos, é uma forma de aumentar a produtividade e a produção das lavouras e pastagens e garantir a colheita", salienta a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Adelaide Juvena Kegler Ramos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.