CI

Emater/RS-Ascar estará presente na Expofred 2022

Expofred 2022 acontece de 19 a 24 de abril em Frederico Westphalen


Foto: Divulgação

"Para negócios! Para você!". Com esse propósito, acontece de 19 a 24 de abril, em Frederico Westphalen, a Expofred 2022. A feira multissetorial visa o desenvolvimento econômico e social de Frederico Westphalen e região, através da agricultura familiar, agronegócio, comércio, indústria, serviços, cultura e entretenimento. A Emater/RS-Ascar tem um espaço garantido na feira, realizada no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, e apresentará algumas atividades e ações destaque no seu ambiente Institucional.

Bovinocultura de Leite, secagem e armazenagem de grãos, irrigação e fertirrigação, olericultura, bioinsumos, plantas bioativas, jardins funcionais, além de oficinas e os atrativos dos pavilhões da Agricultura Familiar e do Artesanato, são alguns dos focos da Emater/RS-Ascar na Expofred 2022.

No Pavilhão da Agricultura Familiar, espaço tradicional da feira, 37 expositores de Frederico Westphalen e região estarão comercializando os mais variados produtores oriundos da agricultura familiar. Embutidos, queijos, panificados, conservas, sucos e vinhos, geleias, doces, mel e erva-mate, são alguns dos produtos que serão comercializados durante a feira. Uma novidade envolvendo as agroindústrias familiares serão a Análise Sensorial Gastronômica de produtos das agroindústrias familiares. A Emater/RS-Ascar e Sicredi, através do programa Juntos pelas Agroindústrias, promoverá durante a feira a análise sensorial de quatro tipos de produtos (queijos coloniais, geleias, sucos e salames tipo colonial) para avaliar os produtos da região e promover a valorização do setor de agroindústrias.

A Casa da Emater/RS-Ascar é o grande destaque na feira este ano. Um espaço construído pela Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, parceira desse trabalho, e que será utilizado como centro de treinamento para capacitações e como cozinha didática para realização de oficinas realizadas pela Emater/RS-Ascar e parceiros. No dia 20 de abril, após a cerimônia de abertura oficial da Expofred, um Café para a Imprensa e Lideranças será servido, para apresentação do projeto de ações que serão realizadas no espaço ao longo do ano.

Durante os dias da feira, a Emater/RS-Ascar promoverá algumas oficinas no espaço. No dia 20 de abril, quarta-feira, a confecção do incenso natural, utilizando plantas bioativas, será um dos destaques, junto com a receita de assado de legumes (Ratatouille), na Cozinha Didática. Na quinta-feira (21/04), a chef de cozinha Marta Bordignon ministrará uma oficina com receitas à base de peixe e na sexta-feira (22/04), as oficinas ministradas pela Emater/RS-Ascar na Cozinha Didática serão de farofa temperada com plantas condimentares e processamento de carne suína, uma parceria com a JBS/Seara Alimentos.

No sábado (23/04), o sal temperado será a receita apresentada na Cozinha Didática e, no domingo (24/04), as extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar ensinarão a receita de bolo de banana sem açúcar e sem farinha. Ainda no domingo, uma oficina com enfoque nas plantas bioativas apresentará o passo a passo para a fabricação de repelente natural de ambiente.

Outro grande espaço da Emater/RS-Ascar na Expofred e que atrai milhares de visitantes é o Pavilhão do Artesanato. Este ano, 34 profissionais artesãos e associações, de Frederico e região, estarão expondo e comercializando seus produtos. Por fim, outra novidade este ano é o Espaço das Flores, ambiente que receberá floriculturas da região para comercializar flores e plantas.

Durante a Expofred 2022, a Emater/RS-Ascar promoverá dois eventos paralelos. Na sexta-feira (22/04), será realizado o Seminário sobre Estratégias para Minimizar os Riscos da Estiagem, uma ação conjunta com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). No sábado (23/04), acontecerá o Encontro Regional de Mulheres, com foco nas mulheres empreendedoras na agricultura, evento promovido pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Cotrifred e Cresol.

Espaços temáticos

Bovinocultura de Leite: No espaço, serão apresentados três sistemas de produção de leite, dois desses confinados, Compost Barn e Free Stall, e um sistema de produção à base de pasto com suplementação. Na parcela também será tratado sobre sala de ordenha e sala de alimentação, manejo de ordenha, qualidade do leite, nutrição pré e pós-parto, balanceamento nutricional e criação de terneira. A proposta do espaço é mostrar as diferenças entre os sistemas, fazendo com que os produtores rurais avaliem as estruturas conforme as suas necessidades e decidam pelo sistema mais viável à sua propriedade. O espaço é uma parceria entre Emater/RS-Ascar, Metalúrgica Tapajós, Moraes Refrigeração e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.

Secagem e armazenagem de grãos: A Emater/RS-Ascar traz nessa parcela temática o modelo de silo para secagem e armazenagem de grãos da Instituição, utilizado em todo o Estado. Além de apresentar a estrutura e falar sobre a limpeza, secagem e armazenagem adequada dos grãos, a Emater/RS-Ascar, em parceria com as empresas Concórdia Industrial, Alpes Resistências Elétricas Ltda e Projelmec, e contando com o apoio da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, estará expondo equipamentos e orientando sobre a produção de ração na propriedade rural.

Irrigação e Fertirrigação: Na parcela temática, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a empresa Irrigafértil, apresentará os diferentes sistemas de irrigação disponíveis no mercado (modelo fixo, móvel, carretel, etc), tratando sobre as vantagens do uso dessas tecnologias para as diferentes culturas, lavouras, hortaliças, fruticultura, entre outras. Da mesma forma, no espaço serão abordados assuntos ligados ao enquadramento de banco, licenciamento ambiental e as normas e legislações vigentes e relacionadas ao uso dessas tecnologias. Na fertirrigação, o foco da parcela é o uso e distribuição de dejetos suínos na lavoura, especialmente na cultura do milho e em pastagens, cenário compatível à realidade da região.

Olericultura: A parcela temática destacará o cultivo de morango em substrato, apresentando o sistema de produção e as práticas de manejo, da mesma forma, enfoque no sistema hidropônico, sem uso de solo, demonstrando a funcionalidade do sistema, insumos necessários e as formas de montar uma bancada. Outro enfoque do espaço é a produção para subsistência, olerícolas cultivadas em canteiros, a estrutura de cultivo protegido, com telas de sombreamento, sistema de irrigação para olericultura e produtos de carência zero, que evitam a contaminação dos alimentos. A parcela conta com a parceria da empresa Irrigafértil.

Bioinsumos: Esse espaço servirá para demonstrar o uso de agentes biológicos na agricultura com potencial para redução de custos de produção, que é uma das estratégias para melhorar a solubilização de fósforo no solo, o que reduz a necessidade de fertilizantes, tema muito importante para o momento. A parcela também apresentará aos visitantes produtos inoculantes, microrganismos que são aplicados para controle de pragas e doenças, e demonstrará a multiplicação desses agentes biológicos na propriedade rural, chamada produção "on farm". Além disso, no espaço será apresentado o biorreator, local para multiplicação dos agentes biológicos, as leveduras e as diferentes cepas, que são os agentes biológicos que, depois de multiplicados, são aplicados na lavoura.

Plantas Bioativas: O espaço apresentará variedades de plantas bioativas (medicinais, aromáticas e condimentares), destacando a importância da identificação das plantas, formas de uso e multiplicação de mudas. A parcela contará ainda com a realização de oficinas com o uso de plantas condimentares na alimentação e as aromáticas na produção do incenso e repelente naturais. O espaço tem como objetivo divulgar e fomentar o uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, proporcionando bem-estar e uma alimentação saudável através do uso correto das plantas bioativas.

Jardins Funcionais: A parcela tem o objetivo de incentivar a organização de espaços para jardins nas propriedades, melhorando a apresentação, a autoestima, bem-estar e qualidade de vida. O foco este ano são os jardins funcionais e a integração de espaços, plantas e as pessoas, ou seja, um local agradável para estar e viver. Na parcela, os visitantes serão orientados para a produção de mudas e estaquia, montagem de canteiro, jardim, entre outras dicas práticas incluídas no paisagismo e jardinagem. O tema da parcela está ligado ao projeto regional Jardins do Norte Gaúcho, trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar em todos os municípios da região Norte do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.