Emater/RS-Ascar faz balanço positivo de 2016 em seminário na região de Ijuí

Agronegócio

Emater/RS-Ascar faz balanço positivo de 2016 em seminário na região de Ijuí

A Emater/RS-Ascar fez um balanço do ano das principais ações desenvolvidas na região
Por:
623 acessos

A Emater/RS-Ascar fez na última quinta-feira (01/12), em Ijuí, um balanço do ano das principais ações desenvolvidas na região. Os feitos mais importantes foram apresentados durante o Seminário de Interação, com a participação do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, da diretora administrativa Silvana Dalmás, do diretor técnico Lino Moura, dos gerentes regionais Carlos Turra e Vito Cembranel e dos 194 extensionistas que trabalham na região administrativa, que abrange os Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí. Também participaram do encontro o gerente técnico estadual Valmir Wegner, o chefe de gabinete, Jorge Siebert, e o coordenador regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Jucelar Berté. No Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar tem 2.266 empregados e presta Assistência Técnica e Social para aproximadamente 211 mil famílias do meio rural gaúcho. 

Entre os pontos lembrados, o presidente Kuhn citou o empenho da equipe em reduzir despesas. ?Baixamos a cabeça e trabalhamos, cortamos na carne?, disse Kuhn, para, em seguida, agradecer. ?Vocês estão fazendo um trabalho de ponta, um trabalho imprescindível para o Estado, precisamos de cada um de vocês para manter a Emater de pé, juntos nós podemos mais?, disse ele.

Sobre os resultados alcançados durante o ano, o seminário apontou os 35 mil projetos de crédito (custeio e investimento) elaborados para os agricultores, totalizando R$ 1,1 bilhão. Desse total, R$ 40,5 milhões correspondem aos 1.760 projetos de crédito elaborados até o momento pelos extensionistas da região administrativa de Ijuí. 

Entre as principais atividades produtivas, a Emater/RS-Ascar ressaltou o assessoramento técnico para mais de 13 mil famílias da região, onde está concentrada a maior bacia leiteira do Estado, com produção anual estimada em 884 milhões de litros/ano. O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), outra política pública do Governo gaúcho, fecha o ano com 257 agroindústrias legalizadas nos 46 municípios da região de Ijuí.

Também consta no balanço positivo do ano a ampliação de parcerias para cuidar melhor do solo e da água, em ações coordenadas pelo Programa Estadual de Conservação do Solo e Água, do Governo do Estado.

Em sua fala, o diretor técnico também exaltou o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, que tem fornecido dados inéditos sobre a produção de alimentos para a subsistência da família. Na região de Ijuí, aumentou 21% este ano o número de famílias que passaram a receber Assistência Técnica da Emater/RS-Ascar na produção de frutas e verduras, com projeção de aumentar ainda mais esse número no ano que vem. 

Ao final, Lino Moura disse que o ano de 2016 ?foi bom, pois conseguimos alavancar muitos programas importantes e aumentar a tranquilidade dos colegas da Emater. Havia muita insegurança em relação a orçamento e esta autoestima no quadro da Emater, para mim, que sou diretor e colega, foi o grande ganho do ano?, finalizou.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink