CI

Emater/RS-Ascar organiza últimos preparativos para a Expofred 2022

A Emater/RS-Ascar tem um espaço especial na feira


Foto: Divulgação

As equipes da Emater/RS-Ascar estão trabalhando incessantemente no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, em Frederico Westphalen, organizando os últimos preparativos para a Expofred 2022. A Emater/RS-Ascar tem um espaço especial na feira, que acontece de 19 a 24 de abril, e apresentará algumas atividades e ações destaque no seu ambiente Institucional.

Bovinocultura de Leite, secagem e armazenagem de grãos, irrigação e fertirrigação, olericultura, tecnologia de aplicação, plantas bioativas, jardins funcionais, além de oficinas e os atrativos dos pavilhões da Agricultura Familiar e do Artesanato, são alguns dos focos da Emater/RS-Ascar na Expofred 2022.

No Pavilhão da Agricultura Familiar, espaço tradicional da feira, 37 expositores de Frederico Westphalen e região estarão comercializando os mais variados produtores oriundos da agricultura familiar. Embutidos, queijos, panificados, conservas, sucos e vinhos, geleias, doces, mel e erva-mate, são alguns dos produtos que serão comercializados durante a feira. Uma novidade envolvendo as agroindústrias familiares serão a Análise Sensorial Gastronômica de produtos das agroindústrias familiares. A Emater/RS-Ascar e Sicredi, através do programa Juntos pelas Agroindústrias, promoverá durante a feira a análise sensorial de quatro tipos de produtos (queijos coloniais, geleias, sucos e salames tipo colonial) para avaliar os produtos da região e promover a valorização do setor de agroindústrias.

A Casa da Emater/RS-Ascar é o grande destaque na feira este ano. Um espaço construído pela Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, parceira desse trabalho, e que será utilizado como centro de treinamento para capacitações e como cozinha didática para realização de oficinas realizadas pela Emater/RS-Ascar e parceiros. No dia 20 de abril, após a cerimônia de abertura oficial da Expofred, um Café para a Imprensa e Lideranças será servido na Casa, para apresentação do projeto de ações que serão realizadas no espaço ao longo do ano.

Durante os dias da feira, a Emater/RS-Ascar promoverá algumas oficinas no espaço. No dia 20 de abril, quarta-feira, a confecção do incenso natural, utilizando plantas bioativas, será um dos destaques, junto com a receita de assado de legumes (Ratatouille), na Cozinha Didática. Na quinta-feira (21/04), a chef de cozinha Marta Bordignon ministrará uma oficina com receitas à base de peixe e na sexta-feira (22/04), as oficinas ministradas pela Emater/RS-Ascar na Cozinha Didática serão de farofa temperada com plantas condimentares e processamento de carne suína, uma parceria com a JBS/Seara Alimentos.

No sábado (23/04), o sal temperado será a receita apresentada na Cozinha Didática e, no domingo (24/04), as extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar ensinarão a receita de bolo de banana sem açúcar e sem farinha. Ainda no domingo, uma oficina com enfoque nas plantas bioativas apresentará o passo a passo para a fabricação de repelente natural de ambiente.

Outro grande espaço da Emater/RS-Ascar na Expofred e que atrai milhares de visitantes é o Pavilhão do Artesanato. Este ano, 34 profissionais artesãos e associações, de Frederico e região, estarão expondo e comercializando seus produtos na feira. Por fim, outra novidade este ano é o Espaço das Flores, ambiente que receberá floriculturas da região para comercializar as mais lindas flores e plantas.

Durante a Expofred 2022, a Emater/RS-Ascar promoverá dois eventos paralelos. Na sexta-feira (22/04), será realizado o Seminário sobre Estratégias para Minimizar os Riscos da Estiagem, uma ação conjunta com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). No sábado (23/04), acontecerá o Encontro Regional de Mulheres, com foco nas mulheres empreendedoras na agricultura, evento promovido pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Cotrifred e Cresol.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.