CI

Emater/RS-Ascar orienta posicionamento de pastagens de inverno

Pecuaristas de leite em Fagundes Varela que integram o GT Leite participaram de mais um encontro na terça-feira


Pecuaristas de leite em Fagundes Varela que integram o GT Leite, grupo formado por famílias participantes do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar que atuam na bovinocultura leiteira, participaram de mais um encontro na terça-feira (26/03). Dessa vez, o encontro foi na propriedade de Rudi e Ana Duz, na comunidade de São Marcos, em Fagundes Varela, uma das 15 famílias participantes do grupo.

O Grupo de Trabalho em Bovinocultura de Leite (GT Leite) propõe a intervenção direta nas propriedades assistidas, visando alcançar resultados efetivos, aliados à apropriação dos conhecimentos pelas famílias participantes. Na oportunidade, a engenheira agrônoma Taciana Marchesini aproveitou para conversar com os representantes das famílias sobre a proposta com o grupo. Marchesini está atuando no Escritório da Emater/RS-Ascar de Fagundes Varela desde o início de janeiro e está dando continuidade ao trabalho com o GT Leite. De acordo com ela, é uma iniciativa da Emater/RS-Ascar e dos próprios produtores, que deu certo, tem resultados e pode evoluir ainda mais.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Leandro Ebert, que vinha acompanhando o grupo até o final de 2018, abordou o tema "Posicionamento de pastagens de inverno". Conforme Ebert, é comum que o produtor pense em como posicionar variedades de milho ou soja para cultivo em determinadas épocas ou áreas, mas que, com pastagens, não há esse cuidado. "Se o agricultor souber selecionar as variedades adequadas para as suas condições climáticas, de cultivo e para produção em cada época, pode aproveitar melhor as áreas ao produzir mais pasto por área e durante os 365 dias do ano, ofertando forragem de qualidade aos animais o ano inteiro" destaca. 

Na sequência, os produtores puderam visitar as pastagens e instalações da propriedade da família Duz para discutir técnicas de sobressemeadura de pastagens de inverno nas áreas de pastagens perenes de verão, além do manejo das pastagens e nutricional do rebanho.

Este foi o 7º encontro do GT Leite de Fagundes Varela. Além dos encontros periódicos, os participantes do grupo se comunicam por Whatsapp e fazem o controle mensal de dados produtivos, econômicos e zootécnicos a partir do envio de dados pelo smartphone, e recebem as visitas e orientações da Emater/RS-Ascar em suas propriedades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.