CI

Emater/RS-Ascar participa da Festa do Peixe em Itapuã

Emater/RS-Ascar de Viamão esteve presente no evento, fomentando a participação e a logística dos indígenas das Comunidades.


Ocorreu no último final de semana (14 e 15/05), mais uma edição da Festa do Peixe em Itapuã e a Emater/RS-Ascar de Viamão esteve presente no evento, fomentando a participação e a logística dos indígenas das Comunidades Guaranis de Itapuã e Canta Gal, ,que recebem o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Instituição. Na oportunidade, os índios comercializaram artesanatos tradicionais e contemporâneos, confeccionados com técnicas manuais de origem. As atividades de fomento ao trabalho e geração de renda são previstas nos serviços de Aters da Emater/RS?Ascar e no plano socioassistencial, como permanentes. Os indígenas fizeram também apresentações culturais.

Além das atrações musicais, houve exposição e comercialização de artesanato local, gastronomia e produtos da agricultura e da agroindústria familiar. Os pescadores da Colônia Z4 de Itapuã comercializaram sua produção de peixes no almoço e lanches.

A equipe municipal representou a Instituição repassando aos visitantes orientações técnicas sobre piscicultura e outros temas e distribuindo material informativo, com receitas à base de peixe e esclarecimentos técnicos. Ocorreu ainda a divulgação das ações da Emater/RS-Ascar por meio da Rádio local, presente na festa.

A técnica em Pecuária da Emater/RS-Ascar, Carla Vogel, considera positiva a atitude da Cooperativa Mista Campos de Viamão (Comcavi), organizadora do evento, que acolheu os pescadores e as comunidades Guarani, disponibilizando espaço de comercialização para eles. ?Além disto, eles foram sensíveis ao desencadear uma campanha de doação de alimentos não perecíveis e roupas para essas famílias?, avalia Carla.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.