CI

Emater/RS-Ascar prepara diversas atrações para Fenasoja 2022

Serão 11 dias em que o público terá a oportunidade de conhecer as atrações da maior feira multissetorial do RS


Foto: Expodireto Cotrijal

O Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de Santa Rosa, está sendo preparado para receber uma das maiores feiras de sua história: a Fenasoja 2022. Extensionistas da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), estão mobilizados com os últimos preparativos para apresentar uma diversidade de informações técnicas e opções para troca de experiência ao público que visitará a feira a partir desta quinta-feira (28/04) até o dia 08/05.

Serão 11 dias em que o público terá a oportunidade de conhecer as atrações da maior feira multissetorial do Estado do Rio Grande do Sul. Os portões permanecem abertos das 10h às 22h. No que tange o agronegócio é possível conhecer diversas novidades no setor de maquinários, sementes, exposição de cultivares, tecnologias de manejo e acesso ao crédito rural na área de mais de 23 mil m2 que abrange a Exporural, aberta até às 20h.

A Instituição estará presente em diferentes frentes, entre elas, o espaço temático destinado à Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Exporural, onde serão abordados 15 temas, os Caminhos da Soja, a Cozinha da Soja e o Pavilhão da Agricultura Familiar.

Parcelas temáticas

No espaço institucional junto à Exporural os visitantes podem conferir exposições e orientações técnicas nas áreas de bovinocultura de leite, meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), apicultura, defesa sanitária animal, cultivo protegido de olerícolas em substrato, hidroponia, secagem e armazenagem de grãos, controle biológico no milho, tecnologias de aplicação, produção de alimentos em horta doméstica, artesanato, proteção de nascentes, energia fotovoltaica, reservação de água, irrigação, cuidados com os solos e agroindústria.

Essas são algumas das ações da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), desenvolvidas pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar ao longo do ano, representadas no espaço. Tudo em um cenário que se destaca pelo embelezamento de arredores, inspirador também para quem quer transformar sua propriedade num lugar ainda melhor para se viver.

Inseridos na programação da Exporural, dois importantes atos marcam a Fenasoja no cenário nacional. No sábado (30/04), às 14h30, ocorre o ato oficial de início do plantio da canola no Brasil. Já no sábado seguinte (07/05), a Fenasoja será palco do encerramento nacional da colheita da soja.

Caminhos da Soja

Conhecer os "Caminhos da Soja" será outra opção para quem quer reviver a história da agricultura e da soja na região. Nesta edição, uma maquete apresenta um olhar sistêmico sobre o desenvolvimento rural local. A exposição de equipamentos antigos que serviram de instrumento de trabalho complementa o resgate da evolução da agricultura.

Culinária à base de soja

A Cozinha da Soja será coordenada pela Emater/RS-Ascar, pela Coopermil e pela Comissão de Soja e Derivados da Fenasoja 2022, com apoio da Administração Municipal de Santa Rosa. A opção de aproveitar a soja como elemento de inclusão social e de enriquecimento da dieta nutricional deve-se a questões históricas relacionadas à importância do grão para a região, bem como sua relevância comprovada na alimentação humana.

Diariamente, às 10h45, 14h e 15h30, serão realizadas oficinas gratuitas de preparo de pratos com todos os visitantes interessados em disponibilizar alguns minutos para se familiarizar com receitas práticas, fáceis e saborosas.

Ao final das oficinas os participantes podem registrar as receitas, bem como degustar os pratos preparados.
A ideia é promover a diversificação e a qualificação da alimentação das famílias, inserindo a soja de forma complementar na alimentação humana.

Na quarta-feira (04/05), a equipe da Cozinha Experimental elabora o bolo oficial da feira, que levará soja em sua composição, como forma de celebrar a oportunidade de realizar mais uma edição e divulgar a importância do principal grão produzido na região.

Além disso, na quinta-feira (05/05), às 14 horas, o Festival Regional de Pratos de Derivados de Soja envolve 45 municípios da região, sendo que os participantes foram desafiados a apresentar receitas, incrementadas com a soja, que caracterizem a sua cultura. Serão 90 pratos, entre doces e salgados, que revelam a versatilidade e a importância da soja para a alimentação humana.

Para saber mais sobre a programação da Fenasoja 2022, acesse www.fenasoja.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.