CI

Emater/RS-Ascar prepara extensionistas para orientar agricultor sobre uso de agrotóxicos

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.


O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Na década de 2000, a quantidade de pesticidas usada por área plantada no país pulou de três quilogramas por hectare para sete, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A nossa gestão está enfrentando a questão dos agrotóxicos de frente", disse, nesta quinta-feira (08/09), em Ijuí, o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn. 

Para um grupo de 65 extensionistas das regiões Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial, Kuhn pediu atenção à tecnologia de aplicação e monitoramento de lavouras. Dados obtidos pela Emater/RS-Ascar, na última safra, mostram que em 53 lavouras de soja monitoradas semanalmente por extensionistas e proprietários foi possível reduzir em 53% o uso de inseticidas e em 23% a aplicação de fungicidas. A expectativa é ampliar esse trabalho de monitoramento em lavouras de soja para a maioria dos municípios gaúchos. 

Syngenta e Monsanto

Representantes da Syngenta, empresa com sede na Suíça, especializada em sementes, produtos químicos e transgênicos, e da Monsanto, líder mundial na produção de sementes transgênicas (modificadas geneticamente), também participaram do encontro. 

Os engenheiros agrônomos da Syngenta, Adriano Mittmann e Eduardo Becker, e da Monsanto Rodrigo Allf, apresentaram cultivares de soja e milho, produtos para controlar invasores e doenças, além de tecnologias para altos rendimentos. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.