CI

Emater/RS-Ascar presente no 1º Congresso de Mulheres da Famurs

Foi aberto na manhã desta quarta-feira (22/06) e segue até amanhã (23/06) o 1º Congresso de Mulheres.


Foi aberto na manhã desta quarta-feira (22/06) e segue até amanhã (23/06) o 1º Congresso de Mulheres. O evento acontece no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, e é promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) com o tema "Empoderamento nas políticas públicas e na sociedade", abordando questões como a autonomia das mulheres, sua participação na política e ações de prevenção à violência doméstica. O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, representou a entidade na solenidade de abertura do Congresso. 

O primeiro painel deverá contar com a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferreti, a vereadora de Porto Alegre Jussara Cony e a presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista e a vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres da América Latina, Miguelina Vecchio, e tem como tema ?O empoderamento da mulher na política e na sociedade?. À tarde, a partir das 14h, a presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul, Nadine Anflor, e a deputada estadual Manuela D?Ávila analisam os avanços e desafios da atuação profissional das mulheres.

Representantes de Balneário Pinhal, Butiá, Canoas, Cruz Alta, Santo Ângelo e Torres apresentam, a partir das 16h, experiências desenvolvidas nestes municípios em favor do empoderamento das mulheres a partir de políticas públicas. Em seguida, às 17h10, a promotora legal popular Loreni Lucas, a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Salma Valencio, a coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS, Cleonice Back, a integrante do Coletivo da Marcha Mundial de Mulheres Isabel Freitas, a coordenadora do Coletivo Feminino Plural, Télia Negrão, a representante do Movimento das Mulheres Jovens e da Diversidade Laura Sito e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fabiane Dutra, analisam o fortalecimento das relações entre governo e sociedade civil.

Na quinta-feira (23/06) as atividades do Congresso reiniciam, às 9h, com o painel "Violência doméstica - ações de prevenção e combate", do qual participam a promotora pública Ivana Battaglin, a ex-diretora de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação Cláudia Pereira Dutra, o coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, deputado estadual Edegar Pretto, a coordenadora da Mulher de Santana do Livramento, Luciana Larruscahim, e a deputada federal Maria Rosário. 

Na parte da tarde, às 14h, a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, a secretária de Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Maria Helena Sartori, e a presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS, deputada estadual Stela Farias, debatem no painel "Mulheres fazendo política para as mulheres". E, encerrando a programação, a prefeita de Cristal e coordenadora do GT Mulheres da Famurs, Fábia Richter, e a escritora Martha Medeiros participam, a partir das 17h, de um talk show. 

Os participantes deverão doar, no local de credenciamento do evento, um produto de higiene pessoal (creme dental, escova de dente, sabonete, shampoo, condicionador e absorvente). O material arrecadado será entregue a instituições de acolhimento às mulheres vítimas de violência. As inscrições podem ser feitas do site da Famurs.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.