CI

Emater/RS-Ascar promove capacitação em secagem e armazenagem de grãos

Fator econômico influencia muito nesse sistema


Na intenção de expandir a construção de silos para secagem e armazenagem de grãos nas propriedades rurais, na região que compreende os 42 municípios de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, capacitações para os extensionistas rurais foram promovidas durante o mês de junho. Ao todo, foram 40 técnicos capacitados. A atividade foi realizada em dois momentos, no início do mês para os técnicos da região Médio Alto Uruguai, no município de Seberi, e na semana passada, aconteceu a capacitação para os técnicos dos municípios da região Rio da Várzea. A atividade foi realizada no município de Rondinha.

A capacitação foi ministrada pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Carlos Angonese, que trabalha com esta tecnologia há mais de 15 anos e coordena este curso no Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar em Erechim, destinado a agricultores e técnicos.

A diminuição de custos em até 25% e a obtenção de melhor qualidade dos grãos armazenados nos silos secadores são as principais vantagens do sistema de armazenagem preconizado pela Emater/RS-Ascar. De acordo com o assistente técnico regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Carlos Roberto Olczevski, estes cursos de capacitação para os extensionistas visam ampliar o número de silos secadores na região, disseminando esta tecnologia entre os agricultores, o que permitirá que os agricultores produzam ração para suínos, bovinos leiteiros e outros animais domésticos com alta qualidade. 

"Esse processo permitirá a secagem e armazenagem de grãos para moinhos coloniais, que produzirão farinha de milho de alta qualidade, com maior rendimento. Esta tecnologia proporciona a agregação de valor aos grãos, através da armazenagem na propriedade e comercialização em períodos mais favoráveis, reduzindo gastos com transporte e descontos normalmente realizados em sistemas de secagem e armazenagem de terceiros", explicou Olczevski. 

O fator econômico influencia muito nesse sistema, uma vez que permite aos agricultores secar e armazenar grãos e cereais na sua propriedade, como milho, feijão, soja, trigo, aveia e outros, mantendo alta qualidade e permitindo a comercialização em períodos de melhores preços. "São várias as vantagens dos agricultores para investir em sistemas de secagem e armazenagem de grãos na propriedade. E mesmo com todos esses benefícios, o nosso Estado e o País ainda estão atrasados no que se refere à armazenagem de grãos nas propriedades. Apenas 15% da safra total segue esse processo, enquanto outros países, como Estados Unidos, Canadá e Argentina, esse percentual chega até 50%", completou Carlos.

Os agricultores interessados em investir nessa tecnologia para melhoria das atividades da propriedade rural podem procurar as equipes dos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar. Os silos são projetados conforme a necessidade de cada propriedade e podem ser financiados pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou outras linhas de crédito para agricultores.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.