CI

Emater/RS-Ascar promove mobilização contra piolho em Cristal

Extensionista Emater/RS-Ascar promoveu uma atividade de detecção e prevenção do piolho nesta quinta-feira (21/07), na sede do CRAS. 


A Emater/RS-Ascar, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o Grupo de Convivência e a Secretaria Municipal de Saúde de Cristal estão realizando uma campanha em função da ocorrência de infestação de piolho em uma escola do meio rural do município. Para tanto, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Maria Clara Picoli, promoveu uma atividade de detecção e prevenção do piolho nesta quinta-feira (21/07), na sede do CRAS. 

Maria Clara explica que o piolho é uma parasita que mede, aproximadamente, de 2 a 4 cm e se instala no couro cabeludo. "Ele pode ser transmitido pelo contato próximo com outras pessoas e ser encontrado também nas sobrancelhas e nos cílios", esclarece.

Segundo a extensionista, a coceira (prurido) e irritação da pele do couro cabeludo, principalmente na nuca e atrás da orelha, são o primeiro problema e principal sintoma da infestação. "A partir daí surgem como consequências a irritação, nervosismo e falta de concentração, que acabam surgindo nas crianças, causando diminuição do rendimento escolar, problemas infecciosos e até anemia", ressalta.

Preocupados com essa realidade a Emater/RS-Ascar, Prefeitura e CRAS somaram esforços e estão esclarecendo as pessoas sobre como detectar o problema e as formas de tratamento em situações de infestação.

A campanha consiste na distribuição de pentes, sabões e folders explicativos confeccionados pela Secretaria Municipal de Saúde que contém informações sobre este parasita e as formas de combate.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.