CI

Emater/RS-Ascar promove oficina de compostagem para grupo de mulheres de São José das Missões

Ação visa incentivar o reaproveitamento dos resíduos na produção sustentável


Orientando agricultoras do município de São José das Missões para o aproveitamento de alimentos e resíduos orgânicos a Emater/RS-Ascar realizou, na semana passada, uma oficina de compostagem na propriedade da agricultora Glória dos Santos Simon, que utiliza os produtos oriundos da horta como complemento da renda da família. 

A intenção da oficina foi orientar as participantes sobre o aproveitamento do lixo orgânico, restos de hortaliças, alimentos, casca de ovos e de frutas, erva-mate e de outros resíduos, como palhas, folhas secas, galhos de poda, restos de grama, transformando esses produtos em adubo orgânico, que pode ser utilizado em hortas e pomares domésticos e na jardinagem. 

A compostagem é um processo natural de transformação da matéria orgânica em compostos mais simples que podem ser utilizados como nutrientes pelas plantas. A oficina foi ministrada pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar Dilamar Chaves e pela extensionista social Elaine Pereira. Segundo eles, essa ação visa incentivar o reaproveitamento dos resíduos na produção sustentável de alimentos mais saudáveis.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.