CI

Emater/RS-Ascar promove qualificação em Turismo Rural

Mais de 200 pessoas acompanharam o primeiro módulo da Qualificação em Turismo Rural


Foto: Nadia Borges

Mais de 200 pessoas acompanharam, na manhã desta terça-feira (27/04), o primeiro módulo da Qualificação em Turismo Rural que tem como tema os passos iniciais e o bem receber em Turismo Rural. O evento virtual é organizado pela Emater/RS-Ascar e se estenderá até setembro, com programação de encontros uma vez por mês para inscritos previamente.

Neste primeiro módulo os participantes receberam informações sobre bem receber no Turismo Rural, roteirização turística e turismo acessível. Abordaram os temas, respectivamente, a turismóloga e especialista em gestão pública, interlocutora estadual PRT, responsável pelo Programa de Regionalização e de qualificação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Setur), Débora Snell, o turismólogo e guia de turismo Roque Lemansky e a integrante do Cefet/RJ, Suellen Alice Lamas.

A quilombola do Peixoto dos Botinhas, de Viamão, Zenilda Maria Bueno Nunes participou deste módulo pois vêm buscando mais informações sobre turismo para, junto com outros integrantes da comunidade, darem continuidade às ações turísticas para levar a cultura, o artesanato e as suas formas de vivências ao conhecimento de outras pessoas. "Estou fazendo o curso e achei excelente este primeiro encontro, os palestrantes tiveram falas claras e de fácil entendimento. Muito bacana, não ficaram dúvidas e eu particularmente gostei muito", avaliou Zenilda.

A qualificação foi pensada em 2019 para acontecer em 2020 no formato presencial, de forma itinerante, em diferentes municípios de acordo com os temas abordados. No entanto, como não foi possível, em razão da pandemia, ela foi adequada para o formato virtual, para ocorrer em seis módulos independentes, que ocorrerão uma vez ao mês, de abril a setembro de 2021, explicam as extensionistas rurais sociais da Emater/RS-Ascar, Elisângela Froehlich e Fernanda Costa da Silva.

Esta capacitação foi organizada para levar conhecimentos inerentes ao Turismo Rural tanto para quem está iniciando a caminhada, quanto àqueles que já estão alguns passos à frente, buscando um aperfeiçoamento em questões mais específicas.

Para os próximos meses estão previstos os módulos de turismo de base comunitária, cultural e étnico; alimentação; atividades educacionais e lúdicas relacionadas ao turismo rural; turismo rural pedagógico, de estudos e intercâmbio e cavalgadas; turismo na natureza: cicloturismo e caminhadas na natureza; e comercialização de produtos de turismo rural. Ao final dos módulos está prevista uma rodada de negócios virtual entre trabalhadores do turismo rural e agências, operadoras, guias e demais atores de comercialização turística.

A qualificação foi montada visando abranger três grupos de atores muito importantes para o desenvolvimento do turismo rural de forma sinérgica, extensionistas rurais, trabalhadores do turismo rural assessorados pela Emater/RS-Ascar - vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) - e gestores públicos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.