CI

Emater/RS-Ascar realiza ações de incentivo a bovinocultura de leite em Lajeado do Bugre

O município de Lajeado do Bugre desenvolve há cerca de um ano um projeto de fomento a atividade leiteira


O município de Lajeado do Bugre desenvolve há cerca de um ano um projeto de fomento a atividade leiteira. O projeto SPA, Sombra, Pasto e Água, envolve 100 famílias de agricultores através de visitas de assistência técnica e oficinas mensais nas comunidades, abordando assuntos de interesse das famílias. 

A Emater/RS-Ascar desenvolve este trabalho estimulando a geração de renda e a gestão da propriedade rural, com o objetivo de alavancar a quantidade e a qualidade do leite produzido no município. Desta forma, procura-se contribuir para o aumento da renda e qualidade de vida, promoção da organização de grupos e lideranças, incentivo a permanência no campo e a sucessão rural e apoio à gestão e ao planejamento familiar. 

Na semana passada, o Coletivo do Leite esteve reunido em Lajeado do Bugre para discutir sobre a bovinocultura de leite do município. A reunião, coordenada pelo assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, contou com a participação de técnicos de dez municípios e do supervisor da Emater/RS-Ascar, Jorge Buffon.

A equipe municipal da Emater/RS-Ascar, formada pelos técnicos em agropecuária, Pedro Ademir Matias da Rosa e Tiago Machado Silveira, pelo engenheiro agrônomo, André Camargo Volpato, e a extensionista social, Michele Soares Carvalho, apresentaram o projeto Sombra, Pasto e Água (SPA).

O Coletivo do Leite discutiu o trabalho realizado no município de Lajeado do Bugre e visitou as dependências do Laticínio Alto Uruguai e uma das propriedades que fazem parte do projeto SPA. A visita ao Laticínio proporcionou aos técnicos conhecer o seu funcionamento, em especial o setor de processamento.

A visita à família Barboza, na Linha Picada Grande, aproximou os técnicos à realidade local da bovinocultura de leite. A unidade familiar trabalha na produção leiteira contando com a contribuição de todos os integrantes da família gerenciando a atividade. A atividade leiteira possibilita a produção de uma grande diversidade de alimentos na propriedade para o consumo da família. A ausência do uso de agrotóxicos no cultivo possibilita a produção de alimentos livres de substâncias químicas, o que contribui para a saúde dos trabalhadores rurais. 

A equipe da Emater/RS-Ascar de Lajeado do Bugre continuará desenvolvendo ações de incentivo à geração de renda no campo, com vistas à qualidade de vida. Através do projeto SPA a Instituição fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite e o desenvolvimento rural sustentável. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.