CI

Emater/RS-Ascar realiza Encontro Regional sobre diversidade alimentar em Marcelino Ramos

O Encontro Regional sobre diversidade alimentar reuniu extensionistas da Emater/RS-Ascar e produtoras de vários municípios da região do Alto Uruguai


O Encontro Regional sobre diversidade alimentar reuniu extensionistas da Emater/RS-Ascar e produtoras de vários municípios da região do Alto Uruguai, na terça-feira (08/11), nas dependências do Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, em Marcelino Ramos. O evento, visando a troca de experiências entre as participantes e mostrar a importância da alimentação saudável, foi marcado pela palestra da médica Daniela Sommer Marques Heinoski com enfoque no tema Saúde e Qualidade de Vida da Mulher. "Nosso maior patrimônio é a saúde", disse, ao ressaltar que a alimentação é a chave para uma vida saudável. "Sessenta por cento das doenças são diretamente causadas por deficiências nutricionais e as 40% restantes podem ser prevenidas por meio da alimentação segura", explicou.

Ela abordou diversos fatores que podem afetar a saúde, dando destaque para o estresse. Segundo ela, o estresse é um dos principais fatores de doença, pode causar problemas no corpo, na mente, nas emoções e no comportamento. Para combater o mal aconselhou mudança nos hábitos alimentares como consumo de frutas, saladas variadas, substituir refrigerantes por sucos naturais ou água, diminuir o consumo de alimentos ricos em cafeína (café, chá mate, chá preto, chá branco, chá verde, refrigerantes a base de cola e chocolate), e aliar alimentação saudável com a prática de exercícios físicos, entre outras recomendações.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Nádia da Rosa fez uma reflexão sobre a importância do consumo e a preservação das leguminosas, lembrando que 2016 foi instituído pela FAO como Ano Internacional das Leguminosas - Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável. Também enfatizou a troca de sementes, o resgate do conhecimento e do saber, o valor nutricional e as diversas formas de consumo. Além destes benefícios, a extensionista aconselhou o cultivo como uma fonte de renda para a agricultura familiar e para a sustentabilidade.

Também integrou a programação uma visita ao parque com passeio à trilha temática, guiada por funcionários do parque e pelas extensionistas.

Abertura - O evento foi aberto pelo prefeito Juliano Zuanazzi, o presidente da Câmara de Vereadores, Aquiles de Cezaro, e o gerente regional adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Neri Montepó. Também participaram os secretários municipais da Agricultura, Ruy Ferri, do Turismo, Luciano Valmorbida, o coordenador do Departamento da Unidade Conservadora do Parque, Fernando Cassol, e o vereador Aquiles Cesari; representando o Legislativo, entre outras lideranças. Neri Montepó destacou a importância do evento para o município e para a região e também pela troca de experiências na área de alimentação e saúde. "É muito importante esta troca de experiências e novos conhecimentos", disse, ao lembrar que este também é o papel da Emater/RS-Ascar. 

O prefeito Juliano Zuanazzi disse que o "local (parque) era ideal para conciliar com o trabalho de alimentação saudável, qualidade de vida". O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, por meio Escritório Municipal de Marcelino Ramos, com apoio do Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, e da Prefeitura de Marcelino Ramos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.