CI

Emater/RS-Ascar realiza série de atividades sobre plantas repelentes em Roca Sales

A Emater/RS-Ascar tem realizado uma série de atividades com os grupos de terceira idade e clubes de mães de Roca Sales, sobre plantas repelentes.


Desde o começo do mês de setembro, a Emater/RS-Ascar tem realizado uma série de atividades com os grupos de terceira idade e clubes de mães de Roca Sales, sobre plantas repelentes. Em cada ocasião está sendo desenvolvida oficina - em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) - com demonstração de repelente caseiro à base de cravo da índia. Até o momento, as comunidades das linhas Marechal Deodoro e Júlio de Castilhos Alta, além da sede e localidades próximas já receberam a atividade.

Os próximos encontros estão marcados para os dias 21, 22 e 30 de setembro, nas linhas Júlio de Castilhos Alta, Marechal Floriano e Fernando Abott, respectivamente. Todas as atividades iniciam às 14h. De acordo com a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Roca Sales, o repelente natural é uma estratégia para manter o mosquito longe, sem causar danos ao ambiente ou mesmo problemas de saúde. "Ele pode, inclusive, substituir o uso de inseticidas industrializados que geralmente são usados para combater insetos", lembra a extensionista.

Assim como o cravo da índia, outras plantas repelentes, como a citronela, a lavanda, o manjericão, o crisântemo, o alecrim e a losna, entre outras, também têm este objetivo, o que garante a proteção de hortas. "Isto ocorre por que estas plantas liberam, por suas raízes e folhas, substâncias capazes de afastar insetos e pragas indesejados", explica Leandra.

De acordo com a extensionista, os mosquitos são um grande incomodo, tanto pelo zumbido produzido, como pelas picadas, que podem provocar inchaços e coceiras, além de doenças. "Nesse sentido, o uso de repelentes naturais é capaz de servir não apenas como uma proteção, mas também como elemento decorativo para as propriedades", completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.