CI

Emater/RS-Ascar realiza trabalho especial de hortas domésticas em Ipiranga do Sul

O projeto foi desenvolvido em parceria com os Clubes de Mães


O projeto foi desenvolvido em parceria com os Clubes de Mães

A Emater/RS-Ascar, por meio da equipe do Escritório Municipal de Ipiranga do Sul, desenvolveu durante 2016, dentro do conjunto de ações de Extensão Rural, um projeto especial direcionado à construção e manejo de hortas domésticas. A iniciativa surgiu da necessidade de incentivar e motivar as famílias do município ao cultivo de alimentos na propriedade, tendo em vista as questões de diversidade e qualidade dos alimentos. 

O projeto foi desenvolvido em parceria com os Clubes de Mães do município que aceitaram o desafio, sendo assim cada grupo desenvolveu a atividade na propriedade de uma das sócias. A atividade contou com teoria e prática. Na parte teórica, foram tratadas questões como área apropriada, adubação, irrigação, benefícios, controle de pragas e doenças com produtos naturais. Já na prática, o plantio e semeadura, considerando o consórcio das espécies, assim como a importância de uma horta diversificada, garantindo uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, minerais para toda a família.

A atividade também proporcionou a troca de mudas entre as participantes, garantindo o resgate e preservação das espécies, o que é muito importante considerando a cultura e as tradições de cada povo.

"O trabalho com as hortas domésticas vem ao encontro de um dos eixos do trabalho da Extensão Rural que é a segurança e soberania alimentar, em que a quantidade e a qualidade dos alimentos devem ser adequadas, permitindo que hábitos alimentares saudáveis façam parte do dia a dia das famílias", explica o agrônomo Bruno Utermoehl e a extensionista Renata Bombana.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.