Emater/RS capacita aplicação de agrotóxicos em São Gabriel
CI
Imagem: Divulgação
CAPACITAÇÃO

Emater/RS capacita aplicação de agrotóxicos em São Gabriel

O curso faz parte das ações do Inspeciona-RS, Programa Estadual de Inspeção Técnica de Pulverizadores Agrícolas
Por:

Durante a terça e quarta-feira (07 e 08/12) foi realizado o Curso de Capacitação em Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Agrotóxicos no Parque de Exposições do Sindicato Rural de São Gabriel. Ministrado pelos extensionistas rurais Edison Dornelles e Guilherme Zorzi, e pelo fiscal estadual agropecuário Marcos Eduardo Azevedo do Amaral, contou com 34 participantes, entre eles proprietários rurais, trabalhadores da agricultura e técnicos de campo.

O curso faz parte das ações do Inspeciona-RS, Programa Estadual de Inspeção Técnica de Pulverizadores Agrícolas. Seu objetivo cumpre com as exigências das Instruções Normativas 40, 41 e 42 do ano de 2021, instituídas pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que autoriza a aquisição e aplicação de agrotóxicos hormonais, como o 2,4-D, no Rio Grande do Sul a partir de junho de 2022, mediante a realização do curso de capacitação pelos aplicadores, que deverão estar inclusos no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos.

Durante o curso foram tratados sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos, tecnologia de aplicação de agrotóxicos, regulagem, calibração e manutenção de pulverizadores agrícolas, uso correto dos EPIs, legislação aplicada à compra e aplicação de herbicidas hormonais.

O curso também será ministrado pela Emater/RS-Ascar nos municípios de Santa Margarida do Sul, nesta semana (09 e 10/12), Manoel Viana (13 a 16/12), Caçapava do Sul (06 e 07 e 18 e 19/01/2022) e novamente em Caçapava do Sul em fevereiro de 2022 (15 e 16/02).
Os interessados em participar do curso podem entrar em contato com os Escritórios da Emater/RS-Ascar dos municípios citados.

Segundo o extensionista rural de São Gabriel, Renato de Juli, os cursos servem para qualificar os agricultores e os aplicadores de herbicidas. Eles são conhecidos pelo grande potencial de causar danos em outras culturas, caso sejam aplicados sem respeitar as normas técnicas do maquinário e da temperatura, umidade do ar e velocidade do vento, explica Juli.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.