CI

Emater/RS faz lançamento da campanha estadual para evitar perdas na colheita

Há uma estimativa de que se percam cerca de 2,5 sacos (60 quilos) de soja por hectare; essas perdas podem serem diminuídas para um saco por hectare


A Emater/RS-Ascar pretende, junto aos produtores rurais, reduzir as perdas ocorridas durante a colheita. De acordo com o diretor técnico da instituição, Paulo Silva, há uma estimativa de que se percam cerca de 2,5 sacos (60 quilos) de soja por hectare, segundo ele, essas perdas podem serem diminuídas para um saco por hectare. Para isso, a Emater/RS-Ascar lançou, nessa terça-feira (21), durante a abertura do Seminário sobre Ferrugem Asiática da Soja, realizado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, a campanha estadual de redução de perdas na colheita – edição 2009. A campanha visa salientar a importância da correta regulagem de máquinas e da manutenção dos equipamento.

Conforme Paulo Silva, a campanha ocorrerá em mais de 100 municípios do Estado, com a capacitação do corpo técnico da instituição sobre como determinar as perdas e como fazer as regulagens básicas da colheitadeira para diminuir as perdas. “Nas pequenas propriedades o problema é maior. Pela estruturas das propriedades, os agricultores não têm condições de comprar as suas colheitadeiras, então trabalham com máquinas alugadas. Nesse caso, as perdas normalmente são maiores porque os proprietários das máquinas querem que as mesmas produzam mais por hora trabalhada, ultrapassando o limite das mesmas. Estima-se que estamos deixando de colher um volume de mil colheitadeiras/ano, o equivalente a R$ 300 milhões por ano”, explica Silva.

O tema de perdas na colheita e qualidade de grãos está sendo apresentado nesta quarta-feira (22), segundo dia do Seminário. O assunto será abordado pelo professor da Escola Agrotécnica de Carazinho, Plínio Pacheco Pinheiro. No primeiro dia, os temas foram manejo e controle da ferrugem asiática, e tecnologias de aplicação. Participaram da abertura do evento, além do diretor técnico da Emater/RS, Paulo Silva, o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Trigo, João Leonardo Pires, e o superintendente feredal de Agricultura do Rio Grande do Sul, Francisco Signor. O Seminário é dirigido para agrônomos e técnicos agrícolas de cooperativas, instituições públicas e privadas e profissionais liberais. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.