Emater/RS incentiva a produção leiteira na região Noroeste

Agronegócio

Emater/RS incentiva a produção leiteira na região Noroeste

Emater/RS-Ascar realiza, em agosto, 31 reuniões para incentivar a produção leiteira na região Noroeste
Por: -Janice
355 acessos
Para incentivar o desenvolvimento da bacia leiteira na região Noroeste do Estado, a Emater/RS-Ascar, em parceria com as prefeituras, realiza 31 reuniões com produtores de leite de cinco municípios. Nessas reuniões, realizadas durante todo o mês de agosto, serão abordados temas como qualidade do leite e sanidade animal, uso correto de produtos na limpeza de animais e equipamentos e, também, produção de alimentos e ração bovina.

As reuniões fazem parte do Programa de Leite desenvolvido pelo escritório regional de Santa Rosa que, no primeiro semestre, atendeu a quase 10 mil produtores de leite de 1.000 comunidades da região. O trabalho continua no segundo semestre e o objetivo é atingir grande parte dos 22 mil agricultores que trabalham com leite. Capacitar os agricultores e estimular o beneficiário a produzir mais e melhor são ações que integram a Frente Programática de Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

O Programa de Leite visa aumentar a produção leiteira garantindo a qualidade do produto. Todas as atividades desenvolvidas, que incluem, entre outras, reuniões, cursos, visitas e Dias de Campo, têm por objetivo dar orientação para a aplicação do crédito fundiário, incentivar a utilização de pastoreio rotativo associado à silagem e à fenação, difundir a utilização da silagem de colostro na criação de terneiros, ampliar a utilização de resfriadores de leite, difundir técnicas de higienização de equipamentos utilizando plantas medicinais, estimular a irrigação para a produção de pastagens e a transformação do leite em mais de 20 subprodutos que poderão ser comercializados nas agroindústrias da região.

Hoje, no Noroeste do Estado, a atividade leiteira é responsável pela manutenção de 30% das famílias no meio rural. Das 19 atividades que compõem a matriz produtiva da região, o leite ocupa a terceira posição em produtividade, gerando uma renda aproximada de R$ 250 milhões. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink