CI

Emater/RS oferece curso para aplicadores de agrotóxicos na região de Ijuí

A Emater/RS-Ascar oferece curso para aplicadores de agrotóxicos na região de Ijuí


Foto: Divulgação

A Emater/RS-Ascar oferece curso para aplicadores de agrotóxicos na região de Ijuí. A iniciativa faz parte do Inspeciona-RS, projeto estadual de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas. Nesta semana (11 e 12/05) o Curso de Boas Práticas de Pulverização Agrícola foi realizado para um grupo de dez agricultores, com atividades teóricas e práticas, desenvolvidas na propriedade rural da família Heck, no interior de Ajuricaba.

"A gente aprendeu muito nestes dois dias. Que bom que eles vieram atender nós, aqui fora", disse o anfitrião do encontro, produtor Amarildo Heck.

O curso atende as Instruções Normativas da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) nº 41/2021, que delibera sobre a venda orientada de agrotóxicos hormonais, e a de nº 42/2021, que trata especificamente do cadastro do aplicador. Ambas passam a valer para todos os municípios gaúchos a partir do dia 1º de junho deste ano.

Curso

O curso de Boas Práticas Agrícolas na aplicação de agrotóxicos contém uma parte teórica e outra prática. O conteúdo mínimo deve priorizar temas relacionados ao uso correto e seguro de agrotóxicos (responsabilidades do produtor/aplicador, armazenagem, equipamentos de proteção individual); tecnologia de aplicação de agrotóxicos; pulverizadores agrícolas (manutenção, regulagem e
calibração).

"O curso de Boas Práticas de Pulverização tem por objetivo melhorar a aplicação dos defensivos agrícolas nas lavouras dos produtores", explicou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Gilberto Bortolini. "Aqui, com os produtores, discutimos quais são os fatores que interferem numa boa aplicação e também falamos sobre a legislação estadual para aplicação de agrotóxicos hormonais, informando quais são os agricultores que podem aplicar, como devem proceder e quais as exigências a serem cumpridas para atender a expectativa de evitar a deriva, ou seja, aplicar numa lavoura sem atingir a outra", completou Bortolini.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.