CI

Emater/RS participa da Expoagro Afubra 2007

A produção de frutas e olerícolas será apresentada como alternativa complementar à atividade fumageira


A produção de frutas e olerícolas será apresentada pela Emater/RS-Ascar como alternativa complementar à atividade fumageira durante a Expoagro Afubra 2007, que acontece de 27 de fevereiro a 1º de março, em Rio Pardo (RS). Na área demonstrativa da Instituição, estão sendo implantados um pomar de espécies frutíferas e canteiros de cebola, mandioquinha-salsa, melão, abacaxi de terra de areia e batata-doce, além de uma estufa para cultivo de morango semi-hidropônico.

"Estamos oferecendo um leque de opções aos produtores que atuam na fumicultura, mas que precisam pensar também em diversificar suas atividades na propriedade, e a horticultura é uma delas", diz o assistente técnico

regional em Fruticultura da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine. O agrônomo lembra que devem ser avaliadas as condições de cada propriedade para a implantação de uma nova cultura, como clima, solo e disponibilidade de mão-de-obra. "A horticultura pode produzir o ano todo, mas também tem períodos de ênfase, que exigem maior dedicação", esclarece.

Essas alternativas de produção estão sendo trabalhadas dentro do Programa Frutas e Hortaliças Complementares ao Fumo, que a Emater/RS-Ascar desenvolve na região produtora de tabaco.

O pomar vai contar com diversas opções como cultivo de laranjas e bergamotas sem sementes, pêssego, figo, caqui e uva. Outra opção, mas que exigem o uso de irrigação, é o melão, cujo abastecimento no Rio Grande do Sul é realizado quase que totalmente com frutas de outros estados. O cultivo pode ser feito entre 60 e 70 dias depois da colheita do fumo. As informações são da assessorai de imprensa da Emater/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.