CI

Emater/RS prevê cultivo de 3,8 milhões hectares de soja

A área de soja a ser plantada na safra 2003/2004 no Rio Grande do Sul deve chegar a 3,8 milhões de hectares, um aumento de 5,7% em relação aos 3,592 milhões de hectares do ano anterior. Os dados são do primeiro levantamento sobre a intenção de plantio realizado pela Emater/RS. O aumento de 200 mil hectares para a soja representa uma subtração de 70 mil hectares destinados ao milho e 130 mil a outras atividades, principalmente pecuária de leite e de corte. No Estado, o plantio está iniciando e o clima dos últimos dias permitiu o preparo e o manejo da cobertura do solo, deixando as lavouras aptas a receberem as primeiras sementes.

As análises realizadas pela Emater/RS mostram que o maior avanço da soja ocorre em regiões consideradas menos indicadas para a cultura. Na Campanha e na Fronteira Oeste, o aumento de área é de 32% em relação à safra passada. Outra região com aumento significativo é a Central e, principalmente, os municípios do Vale do Rio Pardo. Em termos absolutos, cerca de 30 mil e 27 mil hectares, respectivamente. Pelas análises da Emater/RS, a área de milho também sofrerá incrementos nessas regiões, estimados em 2%.

Nessas regiões, a atividade de pecuária de corte não perdeu só área, mas também na relação de preços de arrendamento. Atualmente, os valores estão entre seis e oito sacos de soja por hectare (nas regiões produtoras tradicionais podem chegar a 12 e 14 sacos por hectare). Os pecuaistas não conseguem acompanhar esses preços e estão com dificuldades em conseguir áreas para terminação, que muitas vez é realizada em campos de terceiros.

Os demais grãos de verão com maior expressão no Rio Grande do Sul – arroz, milho e feijão – também estão registrando avanço no plantio. No caso do milho, 45% das lavouras já estão plantadas, 42% germinadas e em desenvolvimento vegetativo. O plantio do feijão chega a 69% da área, com 55% em germinação e desenvolvimento vegetativo e 3% já em floração.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.