CI

Ematerce recomenda plantio

Ematerce amplia entrega de sementes entre agricultores caririenses


Ematerce amplia entrega de sementes entre agricultores caririenses e diz que já dá para plantar na região

Crato. Choveu na maioria dos Municípios do Cariri na madrugada de ontem. As dez maiores chuvas foram registradas na região Sul do Ceará. A maior pluviometria foi verificada em Aurora (81 mm). Agora sim, os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) estão autorizando o plantio. O agrônomo Junival Saraiva de Alencar informou que, a partir de segunda-feira, começa a distribuição de sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar, que foi lançado, simbolicamente, em Barbalha no dia 3 de dezembro. Alencar acrescenta que a umidade é suficiente para germinação, sem risco de perder a semente.

As chuvas trouxeram alegria para os agricultores e tristezas para os motoristas que transitam na BR-116, no trecho entre Milagres e Brejo Santo. De acordo com os motoristas, o tráfego piorou. O desvio por onde os veículos estavam passando foi transformado num lamaçal. É quase 1km de lama. Com a continuidade das chuvas, o trecho pode ser interrompido a qualquer momento. A manifestação contra a paralisação da obra, que estava programada para este fim de semana, foi transferida para a próxima semana. A Funceme prevê para hoje céu parcialmente nublado em todo Estado com possibilidade de chuva na região do Cariri e metade norte do Ceará.

Em todo o Ceará, 143.887 agricultores serão beneficiados com sementes, com um investimento superior a R$ 15 milhões. No Cariri, especificamente, serão beneficiados 28 mil produtores. São mais de 920 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, gergelim, girassol, amendoim e sorgo. Também serão entregues 1.572 metros cúbicos de maniva de mandioca; 900 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar; e ainda 46.905 mudas de cajueiro anão.

Região dos Inhamuns

Na segunda-feira, será lançado o Hora de Plantar em Tauá, contemplando assim a Região dos Inhamuns, que será a próxima área do território cearense a receber sementes selecionadas do governo estadual. O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, fará o lançamento, em solenidade às 9h no auditório do Parque da Cidade. Prefeitos da região participarão do lançamento.

Chuvas no ceará
Aurora 81mm
Ipaumirim 62mm
Mauriti 61mm
Caririaçu 60mm
Brejo Santo51mm
Porteiras 44mm
Barro 42mm
Crato 42mm
Lavras da Mangab. 41mm
Baixio 37mm
Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES
Ematerce - Escritório no Município do Crato - Região do Cariri
Praça Filemon Teles, S/N
Telefone: (88) 3102.1293

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.