CI

Embaixador da Suíça negocia hoje, em Goiânia, a compra de 100 milhões de litros de álcool anidro


As destilarias de álcool de Goiás poderão vender seu produto para a Suíça. Hoje, o embaixador daquele país, Jurg Leutert, estará em Goiânia para negociar, em nome de um grande grupo empresarial suíço, a compra de 100 milhões de litros de álcool anidro, o correspondente a 22,22% da produção total do Estado. O produto deverá ser entregue ainda este ano e será usado na misturar à gasolina, como acontece no Brasil, como forma de reduzir a poluição, atendendo às exigências ambientais da União Européia.

Há cerca de um mês, o Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool de Goiás (Sifaeg), em nome do Grupo Farias, que tem duas destilarias em Goiás (Itapaci e Anicuns), está negociando com o embaixador suíço a venda de álcool carburante. De acordo com o presidente executivo da entidade, Igor Montenegro, os negócios com os suíços estão em fase adiantada. Hoje, o Grupo Farias deverá apresentar a proposta comercial, estipulando o preço mínimo de venda. Também serão discutidas linhas de financiamento daquele país para estimular a produção de álcool em Goiás, além de outras parcerias comerciais.

“Estamos confiantes de que fecharemos negócios com os suíços e com outros importadores e, assim, estimularmos ainda mais a produção goiana de álcool”, disse Montenegro. Ele lembrou que, pelo acordo de Kioto, os países europeus têm de reduzir em 5% a poluição atmosférica até 2010. A Suíça pretende iniciar o combate à poluição do meio ambiente a partir do próximo ano e o primeiro passo será na área de combustão de automóveis.

Além dos suíços, a diretoria da Sifaeg também manteve encontros com japoneses para vender álcool. O Japão pretende adquirir 5 bilhões de litros do produto, este ano, quase 40% do total da produção nacional. Recentemente, os europeus fecharam um contrato de compra de 50 milhões de litros de álcool de usineiros do Paraná.

ÁLCOOL

Confira os números da produção nacional e goiana de álcool.

Produto tem despertado interesse de estrangeiros

 Produção nacional em 2002: 12 bilhões de litros

 Produção goiana: 450 milhões de litros

 Nesta safra serão produzidos mais 50 milhões de litros de álcool em Goiás, o corresponde à produção de todo o mês de julho (pico da safra)

 O consumo de álcool carburante em Goiás é de 400 milhões de litros/ano

 Existem 13 destilarias de açúcar e álcool no Estado. Outras 8 estão desativadas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.