Embalagem aumenta vida útil de produtos à base de fungos 

ARMAZENAGEM

Embalagem aumenta vida útil de produtos à base de fungos 

A tecnologia foi batizada pelos cientistas de TEV – Tecnologia Embrapa de Vida-de-prateleira.
Por: -Leonardo Gottems
508 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

O método “Embalagem em atmosfera modificada para aumento da vida-de-prateleira de fungos”, produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que aumenta o tempo de vida de prateleira de compostos a base de fungos, recebeu a carta de patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A tecnologia foi desenvolvida em 2010. 

De acordo com o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcos Rodrigues de Faria, inventor do produto, a tecnologia foi batizada pelos cientistas de TEV – Tecnologia Embrapa de Vida-de-prateleira. Segundo ele, é resultado do doutorado em Entomologia realizado na Cornell University (EUA) em 2009, sob orientação do Dr. Stephen Wraight, do Serviço de Pesquisa Agropecuária do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-ARS). 

Ele explica que a ideia era conseguir fazer os produtos à base fungos durarem mais do que semanas a uma temperatura acima de 30ºC, que é a média climática dos galpões brasileiros. “Enquanto o prazo de validade dos produtos químicos é medido em anos, o dos biológicos à base de fungos é de meses, às vezes até semanas. Devido à rápida desativação desses produtos durante o armazenamento nas propriedades agrícolas, isso faz com que muitos produtores pensem que o controle biológico não funciona, o que não é verdade”, comenta. 

Com os testes, o pesquisador conseguiu fazer com que mais de 80% dos propágulos fúngicos permanecessem intactos a uma armazenagem de 40ºC. Nesse sentido, ele explica que a técnica anterior permitia que os propágulos “sobrevivessem” a dois meses sob uma temperatura de 37ºC. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink