CI

Embargo dos municípios de MT implicará em desabastecimento de arroz

Os prejuízos são avaliados em cerca de R$ 60 milhões


A cadeia produtiva do arroz de Mato Grosso será uma das mais prejudicadas pela Portaria nº 96, publicada no dia 27 de março, que ampliou as restrições para mais 86 municípios do Estado, além dos 19 atingidos anteriormente pelo Decreto 6.321. A portaria suspendeu a comercialização dos produtos agropecuários oriundos das fazendas dos municípios citados, o que impede o abastecimento das indústrias com a matéria-prima. Os prejuízos são avaliados em cerca de R$ 60 milhões.


No caso do setor do arroz, é a partir do mês de abril que as indústrias começam a comprar o arroz para ser beneficiado, em virtude da época da safra. Segundo o primeiro-secretário do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Marco Lorga, as indústrias mato-grossenses têm estoques estimados de matéria-prima para apenas mais dez dias. “Com o embargo dos municípios, não poderemos comprar o arroz dos produtores, o que ocasionará a paralisação do beneficiamento e, conseqüentemente, o desabastecimento”. Cerca de 95% dos fornecedores de arroz do Estado estão nos municípios embargados pela Portaria. “O setor é responsável por aproximadamente 1,5 mil empregos diretos na indústria mato-grossense.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.