Agronegócio

Embargo russo: Apenas uma planta habilitada em MT

Por:
436 acessos
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) confirmou, nesta segunda-feira (14), que apenas uma unidade do grupo frigorífico JBS/Friboi, localizada em Barra do Garças (506 quilômetros ao leste de Cuiabá) foi habilitada pelo governo russo e poderá retomar as exportações àquele país. Na última sexta-feira, por meio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Diário publicou que a habilitação era válida para seis unidades frigoríficas de bovinos no país pertencentes ao Friboi e ao Marfrig.


O país europeu embargou a importação de carnes brasileiras em junho de 2011 e desde então nenhuma unidade frigorífica mato-grossense pôde mais exportar para a Rússia. O país era um dos principais compradores da carne bovina de Mato Grosso e, de acordo com o levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) - considerando a média histórica de embarque, em volume e receita que Mato Grosso exportava Rússia - estima que o Estado tenha deixado de faturar US$ 175,56 milhões, referentes a não-embarque de cerca de 81,64 mil TEC (Tonelada Equivalente Carcaça) no período que vai de julho de 2011 até o presente momento.


O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, destaca que a habilitação de uma planta mato-grossense é importante para abrir as portas para a retomada total da relação comercial entre o Estado e a Rússia. “A Rússia era um dos principais clientes da carne mato-grossense e o embargo só não causou maiores prejuízos porque a indústria buscou outros mercados para amenizar o impacto, como por exemplo, o Oriente Médio”.


Ainda de acordo com Vacari, o embargo russo deverá servir de alerta para que os frigoríficos sigam as recomendações dos clientes e atendam às exigências, sejam sanitárias ou mercadológicas. “O pecuaristas cumprem seu papel imunizando o rebanho, investindo em tecnologia para o melhoramento da qualidade da carne, mas a indústria também precisa fazer sua parte”.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink