CI

Embarque de tratores concentra-se no Mercosul, EUA e África

A política de reajuste de preços, associada à valorização do real, reduziu a competitividade das indústrias e alterou o perfil dos importadores


A política de reajuste de preços, associada à valorização do real em relação ao dólar, reduziu a competitividade das indústrias de máquinas agrícolas instaladas no Brasil e alterou o perfil dos importadores em 2006. Muitos países que nos três anos anteriores elevaram as compras e ganharam participação significativa na balança de exportações reduziram as encomendas no ano passado, provocando uma queda de 28% no total das exportações, estimadas em 22 mil unidades pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).


Persio Luiz Pastre, vice-presidente da Anfavea, observa que boa parte das vendas externas é feita com base em processos de licitação, promovidos por governos e grupos privados. "As fábricas do Brasil concorrem com plantas das mesmas empresas em outras partes do mundo. O país aumentou de forma extraordinária as exportações nos últimos anos, mas ainda representa 5% do mercado mundial. Ainda somos pequenos", afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.