Embarques brasileiros de milho estão comprometidos

Agronegócio

Embarques brasileiros de milho estão comprometidos

A expectativa é de que as limitações logísticas reduzam ainda mais as exportações
Por: -Giuliano
2 acessos

As exportações brasileiras de milho estão comprometidas. A expectativa inicial era que o País exportasse 8 milhões de toneladas na safra 2007. Entretanto, até 10 de junho, as vendas externas somaram 1,8 milhão de toneladas. Para que a meta fosse atingida, o Brasil deveria ter exportado pelo menos 3,2 milhões de toneladas, 40% da projeção, no primeiro semestre de 2007. Para o segundo semestre, a expectativa é que as limitações logísticas reduzam o embarque do volume desejado. O milho que poderia ser destinado à exportação voltaria ao mercado interno, elevando a oferta do produto.

Os custos dos fertilizantes também trazem problemas ao setor. Apesar do aumento significativo dos preços, as entregas ao consumidor final no primeiro quadrimestre deste ano foram 53,1% superiores em relação ao mesmo período do ano passado. A forte valorização do real frente ao dólar e a queda dos preços de fevereiro para frente, resultaram uma certa paralisia do setor. Os preços médios no mês de maio tiveram valorização média de 4%, valor 23% inferior quando comparado a fevereiro.

Para os analistas da Céleres, apesar da melhora dos preços observados recentemente, a preocupação é com o comportamento das cotações no momento da colheita da safrinha. Eles recomendam que os produtores participem do mercado a medida que ocorram melhorias nas cotações em curto prazo. As informações são da Céleres Consultoria.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink