Embarques de carne de frango têm o pior resultado dos últimos seis trimestres
CI
Agronegócio

Embarques de carne de frango têm o pior resultado dos últimos seis trimestres

Em setembro passado as exportações brasileiras de carne de frango registraram o segundo pior desempenho dos últimos 12 meses
Por:
Em setembro passado as exportações brasileiras de carne de frango registraram o segundo pior desempenho dos últimos 12 meses. O resultado, porém, não deve ser considerado anormal, visto que no mesmo mês do ano passado foi observado comportamento similar. Então, o volume embarcado em setembro foi o terceiro menor em doze meses.


O fato é que, mesmo apresentando resultado inferior ao de meses anteriores, os embarques deste último setembro ainda foram ligeiramente superiores aos do mesmo mês do ano passado, o que não havia ocorrido no mês anterior, agosto. Por outro lado, se houve queda em relação a agosto/12, pode-se considerar essa redução apenas nominal, porquanto setembro, mês de 30 dias, teve também menos dias úteis. Assim, o que se exportou em setembro (o mês “mais curto” do ano) na prática superou o embarcado em cada um dos três meses anteriores.


Isso, entretanto, não afasta a constatação de que as exportações do terceiro trimestre de 2012 apresentaram os mais fracos resultados dos últimos seis trimestres. Com isso, o acumulado nos nove primeiros meses do ano se encontra, agora, menos de 1% acima do que foi registrado em idêntico período de 2011.


A média mensal alcançada em três quartos de 2012 – 324.756 toneladas/mês – sinaliza para a totalidade do ano volume próximo de 3,9 milhões de toneladas, o que, se ocorrer, significará redução em torno de 1% sobre o total exportado no ano passado. Nada impede, porém, que se repita, agora, o mesmo desempenho observado no trimestre final de 2011, período em que as exportações de carne de frango obtiveram um de seus melhores resultados de todos os tempos. E se isso ocorrer, o volume anual ficará entre meio e um por cento acima dos números do ano passado.





Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink